Devocional Diário TUDO PARA ELE, de Oswald Chambers Publicação: Editora Betânia.

IMPORTANTE: AS DEVOCIONAIS DIÁRIAS ESTÃO ARQUIVADAS E VOCÊ PODE PESQUISAR O DIA DO ANO QUE QUISER E LER A QUALQUER MOMENTO.


Passo a publicar também, algumas meditações de Brennan Manning, do devocional "Meditações para Maltrapilhos". (dez/2011)

"Estas leituras diárias foram coletadas de várias fontes, mas principalmente de conferências proferidas por Oswald Chambers no Bible Training College, Clapham, durante os anos de 1911 a 1915; depois, de outubro de 1915 a novembro de 1917, das palestras feitas nos cultos noturnos dos acampa-mentos do Y.M.C.A (Associação Cristã de Moços), em Zeitun, no Egito.

Em Novembrode 1917, meu marido foi chamado à presença de Deus. Desde então muitas dessas palestras foram reunidas em volumes e publicadas. Parte destes textos é constituída de mensagens pronunciadas durante a hora devocional no colégio - hora que, para muitos alunos, foi um marco em sua vida espiritual. "

"Os homens estão sempre se voltando aos poucos que dominam o segredo espiritual, cuja vida está escondida com Cristo em Deus. São os da religião dos velhos tempos, pendentes dos cravos da cruz." (Robert Murray McCheyne.).

Por sentir que o autor desta obra é um desses, cujos ensinamentos os homens voltam sempre a consultar, é que este livro foi preparado e lançado com uma oração para que, dia a dia, suas mensagens continuem a produzir a vida e a inspiração vivificantes do Espírito Santo".
B.C. 1927

28/11/2011

28 de Novembro


A Riqueza Para Os Destituídos
"Sendo justificados gratuitamente, por sua graça...", Rm 3,24.

O evangelho da graça de Deus desperta um intenso anseio dentro da alma humana, mas também um ressentimento igualmente intenso, porque a revelação que ele traz não agrada nem um pouco à carne. O orgulho do homem permite-lhe dar e dar, mas não vir e aceitar quando deve. Darei minha vida pela causa e até morrerei por ela; eu con­sagrar-me-ei integralmente; farei qualquer coisa, mas não me humilhe, colocando-me ao nível de um pecaminoso pedinte digno do inferno, dizendo que a única coisa que tenho de fazer é aceitar a dádiva da salvação por Jesus Cristo.
Temos que reconhecer que não podemos comprar nem fazer por merecer coisa alguma vinda de Deus; precisamos recebê-la como dádiva, ou então ficaremos sem ela porque não a quisemos receber. A maior bênção espiritual é reconhecer que somos pobres e destituídos; enquanto não reconhecermos isso mesmo, o Senhor não poderá abençoar-nos com nada. Se acharmos que nos bastamos para nós mesmos, ele não poderá fazer nada por nós e muito menos através de nós; temos que entrar no seu reino através daquela porta da pobreza. Enquanto nos considerarmos ricos, abastados de qual­quer coisa que se assemelhe a orgulho ou uma independência de Deus, Deus nada poderá fazer por nós. Só após ficarmos cientes disso mesmo e espiritualmente famintos é que receberemos o Espírito Santo e do Espírito Santo também. Pelo Espírito Santo, a natureza de Deus torna-se eficaz dentro de nós e por nós, pois ele nos concede a vida de Deus, a que nos vivifica. Essa vida põe "o além" dentro de nós e tão logo isso tenha como acontecer, seremos colocados no reino de Deus, na esfera onde Jesus vive também, João 3,5.

21/11/2011

Construindo um Reino

Com confiança serena e autoridade soberana, Jesus explica: "O reino não é o que você esperava - uma intervenção deslumbrante e dramática de uma gloria irresistível. Como vê, ele começa muito pequeno, minúsculo como uma semente de mostarda. É preciso tempo para crescer; por isso seja paciente".

Outra vez Jesus diz: "É como um fazendeiro que planta uma semente e vai embora; mais tarde ela brota". Pergunte a qualquer fazendeiro da Pensilvânia ou de Vermont, ou de qualquer parte do hemisfério norte quando ele planta o trigo e ele responderá: "fins de setembro ou começo de outubro". Pergunte o que ele faz no intervalo da colheita, e a reposta que ele dará a sua pergunta ingênua será: "Nada! Ele cresce sozinho".

É assim que acontece com o reino de Deus, Jesus explicou. O reino crescerá por si só. O que o Pai plantou será colhido, e nada o impedirá. Nem heresias, nem cismas, erros eclesiásticos vergonhosos, defeitos, fracassos morais; nem se o orçamento estiver em desequilíbrio; nem se eu não encontrar uma forma de desfechar este livro; nem perseguições, nem holocaustos nucleares - nada obstruirá o estabelecimento do reino. É uma garantia. O esforço humano é como nada comparado ao plano inexorável de Deus.


"Pus as minhas palavras em sua boca
e o cobri com a sombra da minha mão,
eu, que pus os céus no lugar,
que lancei os alicerces da terra,
e que digo a Sião: você é o meu povo."

Isaías 51,16

Extraído do livro:

Meditações para Maltrapilhos
Brennan Manning
pg. 336 

09/11/2011

9 de Novembro


Obra Sacramental
"Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós; 
e preencho o que resta das aflições de Cristo..." Cl 1,24

O obreiro evangélico terá de permanecer tão identificado com o Senhor e com toda a realidade da redenção, que ele próprio se possa tornar num "intermediário espiritual" através de quem Deus tenha como transmitir vida criativa de forma contínua e constante. Não se trata da força da personalidade de alguém sobreposta à de outro, mas da presença real de Cristo manifesta através da vida corrente e fluente de seus servos. Quando pregamos os fatos incansáveis e históricos da vida e morte do Senhor Jesus tal qual eles chegam até nós através do Novo Testamento, nossas palavras produzem vida em quem as ouvir. Deus usa-as e manifesta-se através delas, com base fixa na sua redenção, para criar naqueles que as ouvem algo que de outra forma não poderia criar. Se pregarmos os efeitos que a redenção provoca na vida humana, em vez de manifestarmos a revelação de Jesus, o resultado nos que ouvem não será mais o novo nascimento, mas apenas cultura espiritual. O Espírito de Deus não pode testificar de tal pregação porque ela pertence a outra esfera e regime. Temos que nos manter em uníssono numa comunhão tão viva com Deus que, ao proclamarmos a sua verdade, ele crie nas pessoas aquilo que só ele tem como e porque criar.
"Que personalidade maravilhosa! Que homem fascinante! Que capacidade de percepção!" Como o evangelho pode operar no meio de toda essa pompa? Ele não pode ser transmitido porque a atração pessoal do homem é colocada sempre em primeiro plano. Quando uma pessoa conquista os outros por causa de sua personalidade, a atração que exercerá sobre eles será nesse sentido mesmo; mas se ela estiver identificada com a personalidade do Senhor, então os seus interesses convergirão para o que Jesus Cristo pode ainda fazer pessoalmente. O perigo está em endeusar o homem; Jesus diz que devemos exaltar só a ele, João 12,32.

08/11/2011

8 de Novembro


O Poder Sem Rival da Oração
"Não sabemos orar como  convém,   mas  o  mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira
 com gemidos inexprimíveis", Rm 8,26.

Reconhecemos que o Espírito Santo nos capacita para orar. Sabe­mos o que é orar no Espírito: mas nem sempre entendemos que é o próprio Espírito Santo que ora, em nós, com gemidos inexprimíveis. Quando nascemos de Deus e o Espírito de Deus passa a habitar em nós, ele expressa através de nós o que é inexprimível em nós.
"Ele", o Espírito em nós, "segundo a vontade de Deus, é quem intercede pelos (através dos) santos", Rm 8,27. E Deus sonda o nosso coração, não para saber quais são as nossas súplicas, mas para descobrir qual é a súplica do Espírito Santo em nós mesmos.
O Espírito de Deus precisa usar a natureza do cristão como um santuário para fazer sua intercessão ali. "Vosso corpo é santuário do Espírito Santo", 1Co 6,19. Quando Jesus Cristo purificou o templo, "não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo", Mc 11,16. O Espírito de Deus não consentirá que você use o seu corpo para seus próprios interesses. Jesus expulsou violentamente do templo os que ali vendiam e compravam dizendo-lhes: "A minha casa será chama­da casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de saltea­dores", Mc 11,17.
Será que reconhecemos que nosso corpo é mesmo “templo do Espírito Santo”? Se for assim, devemos ter o cuidado de mantê-lo sem mácu­la para ele ali poder habitar. Temos que nos lembrar de que, embora nossa vida consciente seja apenas uma pequenina parte de toda a nossa personalida­de, devemos considerá-la santuário do Espírito Santo exclusivamente. Ele cuidará da parte inconsciente, da qual nada sabemos e nós da consciente com ele; cabe a nós cuidar da parte consciente, pois somos responsáveis por ela.

07/11/2011

7 de Novembro


O Lado Sagrado e Não Detectáveis de Todas as Nossas Circunstâncias
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", Rm 8,28

É Deus quem coordena as circunstâncias de toda a vida de seus servos. Na vida deles não acontece nada por acaso, conforme se pode pensar. Deus, na sua providência, coloca-nos pelo lado de dentro de certas circunstâncias específicas que não conseguimos apreender, mas que o Espírito de Deus as compreende e entende muito bem. Deus tem como nos colocar em tais lugares, entre tais pessoas e em tais condições, com aquela finalidade de que seja o Espíri­to que está em nós a interceder por elas de Sua maneira peculiar. Nunca interfira nessas mesmas circunstâncias, dizendo: "Aqui sou eu quem vai tomar as providências; preciso tomar cuidado aqui, resguardar-me dali..." Todas as nossas circunstâncias estão sujeitas e entregues nas mãos de Deus; portanto nunca considere estranhas as circunstâncias nas quais você se possa achar envolvido. Seu dever na oração não é interceder com gemidos pessoais, mas aproveitar as circunstâncias comuns e ajudar as pessoas entre as quais Deus, em sua providência, o coloca para levá-las perante o trono de Deus em oração através do espírito, dando ao Espírito Santo que está em si aquela oportunidade única e exclusiva de interceder por elas através de si. Desse jeito, Deus alcançará todo o mundo através dos seus servos que Lhe são fieis nisto também.
Estarei a dificultar, mesmo sem saber, a obra do Espírito Santo através duma indefinição de minha parte ou com tentativas de fazer essa obra no lugar dele ou como eu acharia que deveria ser feita? As circunstâncias nas quais me possa achar e as pessoas ao meu redor, servirão para contribuir para o lado humano dessa intercessão peculiar. Tenho que fazer de minha vida um templo onde o Espírito Santo habita e, então, à medida em que apresento as pessoas diante de Deus, o Espírito Santo vai intercedendo por elas e depois através delas também.
As intercessões de outras pessoas nunca podem ser as minhas e as minhas intercessões nunca podem ser as mesmas delas; o Espírito Santo intercede em cada vida de forma individual, mesmo quando se usa dos mesmos objetos e os mesmos objetivos de intercessão. Tenho de saber que, sem essa intercessão, alguém ficará empo­brecido espiritualmente.

04/11/2011

4 de Novembro


A Autoridade da Verdade
"Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros", Tiago 4,8

É essencial conceder às próprias pessoas a oportunidade de tomarem decisões sob o efeito da verdade de Deus. A responsabilidade deve ser deixada com o próprio indivíduo; ninguém pode agir por ele. A mensagem evangélica deve carregar consigo a subtileza da pessoa poder agir por ela, sendo que é necessário que essa decisão seja dela. A sua recusa em agir por ela trará consigo uma paralisia que deixa a pessoa exatamente onde ela estaria antes; mas se ela agir nunca mais será a mesma a partir de então. A barreira que se interpõe no caminho de centenas de pessoas que já foram convencidas pelo Espírito de Deus, será a aparente loucura da ação que devem ter de tomar ainda. Assim que me esforço e tomo essa decisão certa, nesse mesmo instante começarei a ser vivente e a viver; tudo o mais será uma mera existên­cia. Os momentos em que realmente vivo são aqueles com os quais ajo com toda a minha vontade dentro de Deus.
Sempre que uma determinada verdade de Deus me tocar na alma, devo agir antes que ela passe, não necessariamente no plano físico, mas no plano da vontade. Registre-a, com tinta ou com sangue dentro de si. Mesmo a mais fraca das pessoas que se submete a Jesus Cristo se emancipa no mesmo instante em que age por ela, pois todo o poder onipotente de Deus entrará em ação e penetrará dentro dela e a seu favor logo ali. Por vezes esbarramos na verdade de Deus e chegamos mesmo a confessar que estamos errados, apenas para voltamos atrás de novo; até um dia que entendamos que não devemos mais voltar atrás. Temos que tomar uma posição definitiva em relação a qualquer palavra vivificante vinda de nosso Redentor, rendendo-nos a ele por completo. Sua palavra "vinde", significa rendição incondicional. "Vinde a mim", Mt11,28. Mas, infeliz é o ser para quem a última coisa será ir; apenas os que vão, descobrirão por eles mesmos que o fluxo sobrenatural da vida de Deus os invade no preciso instante em que se acometem, fazendo. O domínio do mundo, da carne e do diabo perdem seu poder e valor sobre eles, não pelo seu ato de rendição, mas porque esse ato nos liga a Deus através do seu poder redentor.

03/11/2011

3 de Novembro


Sendo Escravo de Jesus
"Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim", Gl 2,19-20.

Estas palavras significam que um fim foi dado à minha independência pessoal através de minhas próprias mãos, para me submeter totalmente à supremacia do Ser Supremo que é Jesus Cristo. Ninguém poderá fazer isto por mim; tenho que ser eu mesmo a fazê-lo. Deus poderá fazer-me chegar à beira dessa decisão trezentas e sessenta e cinco vezes por ano, mas não pode obrigar-me a tomá-la. Essa decisão implica o rompimento da casca da minha independência em relação a Deus e na colocação da minha personalidade numa perfeita sintonia e união em uníssono com ele e nunca em prol de minhas próprias idéias, mas visando absoluta lealdade a Jesus. Um vez alcançada essa posição, não existirá mais espaço para qualquer discussão. Poucos de nós sabem realmente o que é ser leal a Cristo e a todos os seus princípios e o que significam as palavras: "…por minha causa", Mt 5,11. É essa lealdade que torna o cristão inabalável e impenetrável por outro amor.
Esse rompimento já se deu dentro de si? Tudo aquilo que passar disso será uma absoluta fraude religiosa. Existe uma única coisa para ser resolvida: renunciar, render-me a Jesus Cristo sem impor quaisquer condições quanto à forma desse rompimento de águas. Primeiro, tenho que me desprender da minha realização pessoal; feito isso, realiza-se imediatamente a identifica­ção sobrenatural por dentro e o testemunho do Espírito de Deus será incon­fundível: "Fui crucificado com Cristo". Renunciar deliberadamente a todos os meus próprios direitos para me tornar escravo de Jesus Cristo é o grande mecanismo do cristianismo. Enquanto eu não puder fazer isso mesmo, nem sequer comecei a ser discípulo ainda.
Caso apenas um aluno por ano ouvisse e fosse plenamente obediente ao chamado de Deus, isso seria razão suficiente para que Deus permitisse a existência desta escola. Como instituição acadêmica, ela não tem valor; ela só existe para que Deus se tenha como vir servir da vida dos alunos que são seus. Irá ele servir-se de nós, ou estamos obcecados pelo ideal daquilo que viremos a ser ainda um dia, pensando que Deus nos servirá ainda com essa finalidade?

01/11/2011

1 de Novembro


Não se Pertence a si Mesmo
"Acaso não sabeis... que não sois de vós mesmos?" 1 Co 6,19

Não existe essa coisa chamada “vida particular e privada” para um crente, para nenhum dos que participam de todos os sofrimentos de Jesus Cristo, um lugar para nos escondermos a sós e isolamo-nos do resto do mundo. Deus abre a vida particular de seus servos como abriu o Mar e deixa nela uma via aberta para o mundo e, por outro lado, uma passagem para o próprio Deus também. E nenhum ser humano consegue suportar tal coisa, a menos que seja identificado com Jesus Cristo de fato. Não somos santificados para benefício próprio; somos chamados à comu­nhão do próprio evangelho e por isso acontecem coisas que não têm nada a ver conosco, mas com Deus em nós; o objetivo de Deus é, assim, levar-nos a uma comunhão consigo próprio. Permita-lhe então que faça a vontade dele por si e em si; se não o fizer, em vez de ter alguma utilidade para Deus em sua obra que redime todo o mundo, você será tropeço impeditivo e um entrave para isso mesmo.
A primeira coisa que Deus nos faz, é firmar nossos pés na dureza da realidade, até que não nos importemos mais com o nosso destino desejado e pessoal, contanto que se faça a vontade dele em prol do propósito que existe na sua redenção. Por que não deveríamos nós passar por dificuldades e tristezas? Através desses portões, Deus está escancarando portas para caminhos de plena comunhão com Ele. A maioria dos crentes deixa-se abater através do primeiro aperto duma dorzinha; senta-se na soleira do propósito de Deus e recusa-se a dar mais um passo e fica morrendo de auto-compaixão por ali mesmo. Todas as expressões da chamada “simpatia do Cristão” para com os tais, servirão apenas para apressar essa morte auto-condolente. Mas Deus não a apressará. Ele estenderá a mão trespassada de seu Filho para afirmar: "Entra em comunhão comigo — levanta-te e resplandece", Is.51,1-2. Se através de determinado sofrimento Deus puder fazer com que se cumpram os propósitos dele para o mundo e para nós, então agradeça-lhe esse sofrimento.