Devocional Diário TUDO PARA ELE, de Oswald Chambers Publicação: Editora Betânia.

IMPORTANTE: AS DEVOCIONAIS DIÁRIAS ESTÃO ARQUIVADAS E VOCÊ PODE PESQUISAR O DIA DO ANO QUE QUISER E LER A QUALQUER MOMENTO.


Passo a publicar também, algumas meditações de Brennan Manning, do devocional "Meditações para Maltrapilhos". (dez/2011)

"Estas leituras diárias foram coletadas de várias fontes, mas principalmente de conferências proferidas por Oswald Chambers no Bible Training College, Clapham, durante os anos de 1911 a 1915; depois, de outubro de 1915 a novembro de 1917, das palestras feitas nos cultos noturnos dos acampa-mentos do Y.M.C.A (Associação Cristã de Moços), em Zeitun, no Egito.

Em Novembrode 1917, meu marido foi chamado à presença de Deus. Desde então muitas dessas palestras foram reunidas em volumes e publicadas. Parte destes textos é constituída de mensagens pronunciadas durante a hora devocional no colégio - hora que, para muitos alunos, foi um marco em sua vida espiritual. "

"Os homens estão sempre se voltando aos poucos que dominam o segredo espiritual, cuja vida está escondida com Cristo em Deus. São os da religião dos velhos tempos, pendentes dos cravos da cruz." (Robert Murray McCheyne.).

Por sentir que o autor desta obra é um desses, cujos ensinamentos os homens voltam sempre a consultar, é que este livro foi preparado e lançado com uma oração para que, dia a dia, suas mensagens continuem a produzir a vida e a inspiração vivificantes do Espírito Santo".
B.C. 1927

31/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


31 de Março
Atenção Versus Hipocrisia
"Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte." - I João 5.16.

.....Se não estivermos atentos à maneira pela qual o Espírito de Deus opera em nós, acabamos tornando-nos hipócritas espirituais. Percebemos os pontos em que os outros falham, e transformamos nosso discernimento em crítica, em vez de intercessão em favor deles. A revelação nos é feita não através da nossa mente arguta, mas da revelação direta do Espírito de Deus; e se não ficarmos atentos à fonte da revelação, seremos focos de críticas e esqueceremos que Deus diz: "Pedirá, e Deus lhe dará vida aos que não pecam para morte." Tomemos cuidado para não agirmos como hipócritas, perdendo nosso tempo na tentativa de corrigir os outros, quando nós mesmos não adoramos a Deus.
.....Um dos fardos mais sutis que Deus coloca sobre nós, seus filhos, é esse do discernimento relativo a outras pessoas. Ele nos revela tais coisas a fim de que possamos levar o fardo dessas pessoas perante ele, descobrir o propósito de Deus em relação a elas e, na medida em que intercedemos de acordo com a vontade dele, Deus diz que nos dará "vida aos que não pecam para a morte". Então não se trata de "convencermos" a Deus daquilo que queremos, mas de crescermos na comunhão com ele, até que ele possa revelar-nos as suas intenções em relação àquele por quem intercedemos.
.....Estará Jesus Cristo vendo o fruto do penoso trabalho de sua alma em nós? Não poderá vê-lo enquanto não estivermos tão identificados com ele a ponto de sermos levados a perceber como ele vê as pessoas pelas quais oramos. Possamos nós aprender a interceder com tal sinceridade que Jesus Cristo fique extremamente satisfeito conosco como intercessores.

30/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


30 de Março
Santidade Versus Dureza Para com Deus
"E maravilhou-se de que não houvesse um intercessor." - Isaías 59.16.
.....A razão por que muitos de nós abandonamos a oração e nos tornamos amargos para com Deus é que temos apenas um interesse sentimental pela oração. Soa bem dizer que oramos; lemos livros sobre oração que nos dizem ser ela muito benéfica, e que nossa mente se tranqüiliza e nossa alma se eleva quando oramos; mas Isaías dá a entender que Deus fica admirado com tais pensamentos sobre a oração.
.....Adoração e intercessão devem caminhar juntas; uma é impossível sem a outra. Intercessão significa que nos despertamos para nos imbuirmos da mente de Cristo em relação àquele por quem oramos. Com demasiada freqüência, em vez de adorar a Deus, formulamos regras sobre como a oração funciona. Estaremos adorando a Deus ou argumentando com ele: "Não vejo como vais fazer isto." Tal atitude é um sinal certo de que não estamos adorando a Deus. Quando perdemos Deus de vista, torna-mo-nos endurecidos e dogmáticos. Atiramos nossas petições ao trono de Deus e lhe ditamos o que queremos que ele faça. Não adoramos a Deus, nem procuramos formar em nós a mente de Cristo. Se nos tornarmos endurecidos para com Deus, seremos assim para com outras pessoas também.
.....Será que estamos adorando a Deus de tal maneira que nos despertamos para buscá-lo, a fim de compreender o propósito dele em relação àqueles por quem oramos? Estaremos vivendo num relacionamento santo com Deus ou estamos sendo rígidos e dogmáticos?
....."Mas não há ninguém intercedendo adequadamente." Então seja você esse intercessor, seja você aquele que adora a Deus e vive um santo relacionamento com ele. Entregue-se ao verdadeiro trabalho de intercessão, e lembre-se de que se trata de um trabalho, um trabalho que exige todas as energias; mas um trabalho sem riscos. O trabalho de pregar acarreta riscos, a oração intercessória, não.

29/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia



29 de Março
As Visitas-Surpresa do Senhor

"Ficai também vós apercebidos." - Lucas 12.40.

.....A grande necessidade do obreiro cristão é estar preparado para se deparar com Jesus Cristo a qualquer hora. O que não é fácil, não importa qual seja a nossa experiência. A luta aqui não é contra as circunstâncias, mas contra a tendência de estarmos tão absortos no trabalho que não estejamos preparados para estar, a qualquer hora, frente a frente com Jesus Cristo. Essa é a nossa grande necessidade - não a de encarar nossa crença, ou o nosso credo, ou procurar descobrir se somos úteis ou não - mas encontrarmo-nos frente a frente com ele.
.....Raramente Jesus aparece onde o esperamos; ele aparece onde menos o esperamos, e sempre da maneira mais ilógica. A única maneira pela qual o obreiro se mantém fiel a Deus é estando sempre preparado para as visitas-surpresa do Senhor. Não é o serviço que importa, mas uma intensa vivência espiritual, a expectativa de que Jesus Cristo pode aparecer a qualquer momento. É isso que gera em nós aquela atitude de admiração, própria das crianças, que tanto lhe agrada. Se quisermos estar preparados para um encontro com Jesus Cristo, temos que romper com nossa religiosidade - parar de praticar religião como se ela fosse uma espécie de cultura mais elevada - e sermos espiritualmente mais autênticos.
.....Se você estiver com os olhos postos em Jesus, desviando-se dos apelos da era religiosa em que vive, e fixando o coração naquilo que ele quer e nos pensamento que lhe agradam, será chamado de idealista e sonhador; mas, quando ele aparecer no maior calor do dia, você será o único a estar preparado. Não deposite sua confiança em ninguém - nem mesmo no homem mais santo que tiver passado pela terra; se ele obscurecer sua visão de Jesus Cristo, ignore-o.

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


28 de Março
Haverá Algum Mal-Entendido?
"Vamos outra vez para a Judéia. Disseram-lhe os discípulos... voltas para lá?." - João 11.7,8.
.....Posso até não compreender o que Jesus Cristo diz, mas é arriscado dizer, em razão disso, que ele pode estar enganado no que disse. É sempre absurdo pensar que um ato meu de obediência a uma ordem de Deus pode trazer desonra a Jesus. A única coisa que o desonra é não lhe obedecer. Nunca é certo deixar que minha opinião sobre a sua honra tome o lugar do que ele está claramente me impelindo a fazer, embora isso possa nascer de um autêntico desejo de impedir que ele seja envergonhado. Sabemos quando uma ordem vem de Deus por causa de sua calma e insistência. Quando, ao pesar os prós e os contras, surgem dúvidas e questionamentos, isso indica que acrescentamos dados que não são de Deus, o que me leva a concluir que a idéia não procede. Muitos de nós somos leais às nossas idéias acerca de Jesus cristo, mas quantos de nós somos leais a ele? Ser leal a Jesus significa que tenho de dar um passo à frente sem ver onde estou pisando (cf. Mt 14.19); ser leal às minhas idéias significa que primeiro avalio tudo com minha inteligência. A fé não é uma compreensão inteligente; fé é uma deliberada entrega de si mesmo a uma Pessoa, quando não estou enxergando nada.
.....Você está em dúvida se deve dar um passo pela fé em Jesus ou esperar até que possa ver como fazer a coisa por si mesmo? Obedeça-lhe alegre e despreocupadamente. Quando ele diz alguma coisa e você começa a questionar, é porque sua concepção a respeito da honra de Jesus Cristo é diferente da dele. Você é leal a Jesus, ou leal às idéias que tem dele? Você é leal ao que ele diz, ou está tentando fazer concessões a conceitos que jamais vieram dele? "Fazei tudo o que ele vos disser."

27/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

27 de Março



A visão Através do Caráter Pessoal



"Sobe para aqui, e te mostrarei (coisas)." - Apocalipse 4.1.



.....Um bom estado de espírito só pode advir de bons hábitos de caráter. Se nas coisas exteriores de sua vida, você estiver vivendo de acordo com o mais elevado padrão que conhece, Deus dirá continuamente: "Amigo, suba mais." A regra áurea na hora da tentação é - suba mais. Quando você sobe mais, depara-se com outras tentações. Satanás usa a "estratégia da elevação" na tentação, e Deus faz o mesmo, mas o efeito é diferente. Quando o diabo o coloca num lugar alto, ele o leva a torcer sua noção de santidade, colocando-a acima do que a carne e o sangue suportariam; é uma façanha de acrobacia espiritual em que você se sente precariamente equilibrado, e não ousa mover-se; mas quando Deus pela sua graça o eleva a lugares celestiais, em vez de encontrar um pináculo ao qual precisa se agarrar, você encontra uma grande planície onde pode mover-se à vontade.



.....Compare sua experiência espiritual dessa semana com a semana correspondente do ano passado, e veja como Deus o tem chamado mais para cima. Todos nós temos sido levados a ver as coisas de um ponto de vista mais elevado. Nunca deixe de corresponder imediatamente a qualquer verdade que Deus lhe revelar. Desenvolva-a sempre, mantendo-se sob a luz dela.



.....O crescimento na graça não é medido pelo fato de você não ter regredido, mas pela percepção que tem de sua verdadeira situação espiritual; você ouviu Deus dizer "Suba mais", não a você pessoalmente, mas a essa percepção que você tem de seu próprio caráter.



....."Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?" Deus tem que esconder de nós o que ele faz até alcançarmos o nível de caráter em que ele no-lo possa revelar.

26/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

26 de Março

A Visão Através da Pureza Pessoal

"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus." - Mateus 5.8.



.....A pureza não é inocência, é muito mais. A pureza é o resultado de uma constante afinidade espiritual com Deus. Temos que crescer em pureza. Nossa vida com Deus pode estar certa, e a pureza interior permanecer imaculada, e, todavia, vez por outra, a beleza exterior pode ser ofuscada. Deus não nos protege contra essa possibilidade, porque dessa forma nos conscientizamos da necessidade de manter a visão através da pureza pessoal. Se o frescor espiritual de nossa vida com Deus estiver sofrendo o mais leve dano, devemos abandonar tudo e restaurá-lo. Lembre-se de que a visão depende do caráter - os limpos de coração verão a Deus.



.....Deus nos purifica com sua graça soberana, mas temos algo de que devemos cuidar; esta vida física pela qual entramos em contato com outras pessoas e com um sem número de opiniões, e isso é o que pode macular-se. Não é apenas o santuário interior que deve ser mantido em ordem com Deus, mas as áreas externas também precisam ser mantidas em perfeita harmonia com a pureza que Deus nos dá pela sua graça. Logo que o exterior se macula a compreensão espiritual se obscurece. Se quisermos preservar o contato pessoal com o Senhor Jesus Cristo, isso significa que existem algumas coisas que teremos que deixar de fazer e pensar, coisas lícitas nas quais não devemos tocar.



.....Um meio prático de manter imaculada nossa pureza pessoal em relação a outras pessoas é dizer a si mesmo: aquele homem, aquela mulher, são perfeitos em Cristo Jesus! Aquele amigo, aquele parente, são perfeitos em Cristo Jesus!

25/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

25 de Março

A mais Delicada Missão da Terra

"O amigo do noivo." - João 3.29.



.....A retidão e a pureza jamais deveriam chamar a atenção para si mesmas; deveriam ser simplesmente imãs atraindo as pessoas para Jesus Cristo. Se a minha santidade não estiver atraindo outros para ele, não é santidade autêntica, mas uma influência que despertará afeições desordenadas e desviará alguns para outros caminhos. Se um homem santo não apresentar Jesus Cristo a outros, mas apenas mostrar o que Cristo fez por ele, poderá ser um empecilho. Ele transmitirá a seguinte impressão: "Que belo caráter tem este homem!" Isso não é ser um verdadeiro amigo do noivo; pois assim sou eu que estou crescendo o tempo todo e não ele.



.....Se quisermos manter essa amizade e lealdade ao noivo, temos que ser, acima de tudo, cuidadosos com nosso relacionamento moral e vital com ele, mais até do que com a obediência. Às vezes não há nada a obedecer; apenas manter uma comunhão vital com Jesus Cristo, cuidar para que nada interfira nela. Só ocasionalmente Deus nos dá uma ordem para obedecermos. Quando surge uma crise, temos que descobrir qual é a vontade de Deus; mas a maior parte do tempo nossa maior preocupação não é prestar obediência consciente, mas manter esse relacionamento - o de amigo do noivo. Muitas vezes, o serviço cristão pode ser um meio de desviarmos nossa atenção de Jesus Cristo. Em vez de sermos amigos do noivo, queremos tomar o lugar de Deus, e, embora usando as armas dele, trabalhar contra ele.

24/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

24 de Março

Diminuir-me Face aos Seus Desígnios

"Convém que ele cresça e que eu diminua." - João 3.30.



.....Se você se tornar indispensável a outra pessoa estará fora do plano de Deus. Como obreiro, sua grande responsabilidade é a de ser amigo do noivo. Quando você vir uma pessoa começando a se conscientizar das reivindicações de Jesus Cristo, saberá que a influência que exerceu sobre ela estava certa; e, em vez de estender a mão para poupar-lhe dificuldades, ore para que se tornem dez vezes mais fortes, até que não haja nenhum poder nem na terra nem no inferno capaz de manter essa pessoa longe de Jesus Cristo. Muitas vezes queremos tomar o lugar de Deus, interferimos e impedimos que ele opere; dizemos: "Isto não pode acontecer." Em vez de nos mostrarmos amigos do noivo, nossa compaixão acaba-se tornando empecilho, e aquela pessoa poderá um dia dizer: "Fulano foi um ladrão; roubou minha afeição por Jesus e eu perdi a visão que tinha dele."



.....Cuidado para não se regozijar com alguém por motivo errado; procure regozijar-se pelo motivo certo. "O amigo do noivo... muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim. Convém que ele cresça e que eu diminua." Isto é dito com alegria e não com tristeza - finalmente eles verão o noivo! E João diz que essa é a sua grande alegria. É o total desaparecimento do obreiro, que nunca mais tornará a ser lembrado.



.....Fique bastante atento para ouvir a voz do noivo na vida de alguém. Não importa que confusões, que transtornos, que declínios de saúde ela possa acarretar; assim que você ouvir a voz dele, regozije-se com divina alegria. Muitas vezes, você poderá ver Jesus Cristo destroçar uma vida antes de salvá-la (cf. Mt 10.34).

23/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

23 de Março

Será que Sou um Crente Carnal?

"Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais?" - 1 Co 3.3



.....O homem natural não sabe coisa alguma sobre carnalidade. A luta da carne contra o Espírito recebido na regeneração, e a do Espírito contra a carne, produzem carnalidade. "Andai no Espírito", diz Paulo, e "jamais satisfareis a concupiscência da carne"; e a carnalidade desaparecerá.



.....Você é briguento, perturba-se facilmente com ninharias? Oh, mas os filhos de Deus nunca são assim!" Paulo diz que são, e associa tais atitudes com a carnalidade. Há alguma verdade na Bíblia que imediatamente provoca irritação em você? Isso é prova de que você ainda é carnal. Se estiver vivendo uma vida santificada, não haverá nenhum vestígio desse espírito.



.....Se o Espírito de Deus detecta em você algo errado, ele não lhe pede para acertá-lo; pede-lhe que o reconheça, e ele o corrigirá. Quem anda na luz confessa imediatamente e se deixa expor diante de Deus; quem anda nas trevas diz: "Oh, eu posso explicar tudo." Assim que a luz penetrar e sobrevier a convicção do erro, seja um dos que andam na luz, e confesse seu erro, que Deus cuidará do que está errado; se você de defender provará que está andando em trevas.



.....Qual é a prova de que não há mais carnalidade? Não engane a si mesmo; quando acaba a carnalidade, isso torna-se tão patente que é difícil passar despercebido. Deus lhe proporciona um sem número de oportunidades de provar a si mesmo a maravilha da sua graça. A prova prática é a única verdadeira. "Ora", dirá você, "se esse problema tivesse acontecido antes, eu teria ficado ressentido!" Será sempre você a pessoa mais maravilhada da terra diante do que Deus tem feito em seu íntimo.

22/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

22 de Março

O Coração Ardente

"Porventura não nos ardia o coração?" - Lucas 24.32.

Precisamos aprender o segredo do coração ardente. De repente, Jesus nos aparece, as chamas se avivam e temos visões maravilhosas; depois temos que aprender a manter o segredo do coração ardente, que suportará qualquer coisa. É o dia-a-dia comum, insípido, vazio, monótono, com tarefas e pessoas comuns, que mata o coração ardente, a não ser que tenhamos aprendido o segredo de permanecer em Jesus.



Grande parte de nossas aflições na vida cristã provém, não do pecado, mas de nossa ignorância das leis de nossa própria natureza. A única maneira de se determinar se devemos ou não dar vazão a uma emoção, por exemplo, é verificar quais são os resultados de tal ação. Analise-a até chegar a uma conclusão lógica, e se o resultado for algo que Deus condena, reprima-a. Mas, se se tratar de uma emoção despertada pelo Espírito de Deus e você não permitir que ela se expresse da maneira apropriada se extravasará num plano inferior. É assim que surgem os sentimentais. Quanto mais elevado o nível da emoção, mais profunda a degradação, se ela não puder se expressar em toda a sua extensão. Se o Espírito de Deus mexer com você, tome todas as atitudes irreversíveis que for possível, sejam quais forem as conseqüências. Não podemos permanecer no monte da transfiguração, mas devemos obedecer à inspiração que ali recebemos; temos que pô-la em ação. Quando Deus lhe der uma visão, aja de acordo com ela, custe o que custar.



Não podemos avivar quando queremos

A chama que arde em nosso coração.

O Espírito sopra e depois se acalma.

Em mistério nossa alma ainda habita;

Mas tarefas recebidas em momentos de revelação

Podem ser cumpridas em horas de escuridão.

21/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

21 de Março

Interesse ou Identificação?

"Estou crucificado com Cristo." - Gálatas 2.19.


.....Na vida espiritual, a necessidade imperativa é a de assinar a sentença de morte da nossa disposição para o pecado, e de transformar todas as impressões emocionais e crenças intelectuais num veredicto moral contra a disposição para o pecado, ou seja, contra a reivindicação de meus direitos sobre mim mesmo. Paulo diz: "Estou crucificado com Cristo"; ele não diz: "Resolvi imitar Jesus Cristo", ou "Vou me esforçar para segui-lo", mas, sim, "eu me identifiquei com ele em sua morte". Quando chego diante dessa decisão moral e ajo de acordo com ela, então, tudo o que Cristo fez por mim na cruz se faz em mim. A entrega voluntária de mim mesmo a Deus dá ao Espírito Santo a oportunidade de me conceder a santidade de Jesus Cristo.


....."... logo, já não sou eu quem vive..." A individualidade permanece, mas a mola-mestra, a disposição predominante, é radicalmente alterada. Permanece o mesmo corpo humano, mas os antigos direitos satânicos sobre a minha vida são destruídos.

....."E esse viver que agora tenho na carne...", não a vida que gostaria de viver e oro para que a tenha, mas a vida que agora vivo em minha carne mortal, a vida que os outros podem ver, "vivo pela fé no Filho de Deus". Essa fé não é a fé de Paulo em Jesus Cristo, mas a fé que o Filho de Deus lhe transmitiu. Não é mais fé na fé, mas uma fé que transpôs todos os limites conscientes, fé idêntica à do Filho de Deus.

20/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

20 de Março

Amizade com Deus

"Ocultarei a Abraão o que estou para fazer? " - Gênesis 18.17.



.....Suas Alegrias. Esse capítulo focaliza as alegrias de uma verdadeira amizade com Deus, comparadas aos sentimentos ocasionais de sua presença na oração. Estar tão próximo de Deus que você nunca precise pedir a ele que lhe revele a sua vontade, é estar perto do estágio final da disciplina da vida de fé. Quando você tem um relacionamento perfeito com Deus, já vive uma vida de liberdade e de gozo: você é a vontade de Deus, e todas as suas decisões normais são a vontade dele para você, a menos que ele o corrija. Você decide as coisas em perfeita e agradável amizade com Deus, ciente de que, sempre que fizer uma decisão errada, ele o corrigirá; e quando ele o corrigir, pare imediatamente.



.....Suas Dificuldades. Por que Abraão parou de orar no ponto em que parou? Ele ainda não tinha intimidade bastante para prosseguir ousadamente até que Deus atendesse ao seu desejo; seu relacionamento com Deus ainda deixava algo a desejar. Sempre que paramos de orar e dizemos: "Bem, eu não sei; talvez isso não seja a vontade de Deus", é porque ainda há um nível mais alto a ser alcançado. Não temos ainda o mesmo relacionamento íntimo com Deus que Jesus tinha, e que ele deseja que tenhamos: "Para que sejam um como nós o somos." Pense na última coisa pela qual você orou - você estava mais interessado no seu pedido ou em Deus? Estava resolvido a obter algum dom do Espírito ou aproximar-se de Deus? "O vosso Pai sabe o que tendes necessidade, antes que lho peçais."



.....A razão do pedir é que você possa conhecer melhor a Deus. "Agrada-te do Senhor e ele satisfará aos desejos do teu coração." Continue orando para alcançar um perfeita comunhão com o próprio Deus.

19/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

19 de Março
Como Abraão Viveu Pela Fé
"Abraão... partiu sem saber onde ia.." - Hebreus 11.8.

.....No Antigo Testamento, o relacionamento pessoal com Deus manifestava-se na separação, e está simbolizado na vida de Abraão, que se afastou da sua terra, e de seus pais e parentes. Hoje trata-se mais de uma separação mental e moral da maneira pela qual aqueles a quem mais amamos encaram a vida - se eles não têm um relacionamento pessoal com Deus. Jesus cristo enfatizou isso (Ver Lc 14.26).
.....A fé nunca sabe para onde está sendo levada, mas ama e conhece Aquele que a conduz. É uma vida de fé, não de intelecto e razão; uma vida de conhecer Aquele que nos faz "partir". A base da fé é o conhecimento de uma Pessoa, e um dos maiores enganos é achar que Deus certamente nos levará ao sucesso.
.....A última etapa da vida de fé é a aquisição do caráter. Há muitas transfigurações passageiras do caráter. Quando oramos, sentimos a bênção de Deus nos envolvendo , e por algum tempo somos modificados; mas depois voltamos à vida comum, e a glória se desvanece. A vida de fé não é um constante alçar vôos, mas uma vida de caminhar e não se fatigar. Não se trata de santificação, mas de algo que está infinitamente além da santificação: trata-se de uma fé que foi provada e que passou na prova. Abraão não é um símbolo de santificação, e sim um símbolo do viver pela fé, uma fé provada, edificada sobre um Deus real. "Abraão creu em Deus."

18/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

18 de Março
Devo Dispor-me Para Isso?

"Aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus." - 2 Coríntios 7.1.



....."Tendo, pois, ... tais promessas. "É certo eu reivindicar o cumprimento das promessas de Deus, mas esse é apenas o lado humano; o lado divino consiste em que, através das promessas, eu reconheça as reivindicações de Deus com relação a mim. Estou percebendo, por exemplo, quer meu corpo é templo do Espírito Santo, ou tenho permitido que meu corpo incorra em algum hábito que claramente não suportará a luz de Deus? Pela santificação, o Filho de Deus é formado em mim, portanto tenho que transformar minha vida natural em vida espiritual pela obediência a ele. Deus nos instruiu até nas coisas mínimas. Quando ele começar a mostrar algo errado, não consulte carne e sangue, purifique-se imediatamente, mantenha-se purificado em seu viver diário.

.....Tenho que purificar-me de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, até que ambos estejam de acordo com a natureza de Deus. Estará a minha maneira de pensar em perfeita consonância com a vida do Filho de Deus em mim, ou será que meu intelecto não está subordinado a ele? Estará sendo formado em mim a mente de Cristo, que nunca exigia nada com base em seus direitos sobre si mesmo, mas mantinha uma vigilância interior mediante a qual submetia continuamente seu espírito ao Pai? É minha a responsabilidade de manter meu espírito em harmonia com o Espírito de Deus, e aos poucos Jesus me eleva ao mesmo nível em que ele vivia - em perfeita submissão à vontade do Pai, sem dar a mínima atenção a qualquer outra vontade. Estarei eu aperfeiçoando esse tipo de santidade no temor de Deus? Estará Deus conseguindo o que ele quer de mim, e os outros estarão começando a ver Deus em minha vida cada vez mais?

Seja sério com Deus e, alegremente, deixe de lado tudo o mais. Literalmente - ponha Deus em primeiro lugar.

17/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

17 de Março
O Supremo Anseio do Obreiro

"É por isso que também nos esforçamos... para lhe ser agradáveis." - 2 Coríntios 5.9.

....."É por isso que nos esforçamos..." É tarefa árdua mantermos sempre em mira o anseio supremo. Significa firmar-nos, a cada ano que passa, no supremo ideal, não no anseio de conquistar almas, ou de fundar igrejas, ou de promover reavivamentos, mas apenas de "ser agradáveis a ele". Não é a falta de experiência espiritual que nos leva ao fracasso, mas a falta de esforço para manter esmerado o ideal. Pelo menos uma vez por semana, faça um balanço diante de Deus e verifique se você está mantendo sua vida dentro dos padrões que ele deseja. Paulo é como um músico que não se preocupa com o aplauso da platéia, contanto que possa ver o olhar de aprovação do maestro.

.....Qualquer anseio que se desvie, por pouco que seja, desse objetivo central de sermos "aprovados" por Deus pode levar-nos a ser desqualificados. Aprenda a discernir para onde o levam seus anseios e verá por que é necessário viver voltado para o Senhor Jesus Cristo. Paulo diz: "Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que... não venha eu mesmo a ser desqualificado." (1 Co 9.27.)
.....Tenho que aprender a relacionar todas as coisas com o objetivo supremo e a mantê-lo sem qualquer interrupção. Meu valor para Deus em público é o que tenho em particular. Será que meu anseio supremo é agradar o Senhor e me tornar aceitável a ele, ou será que algo menor, por mais nobre que seja?

16/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

16 de Março
O Tribunal Supremo

"Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo." - 2 Coríntios 5.10.

.....Paulo diz que todos nós, tanto pregadores como o povo, compareceremos "perante o tribunal de Cristo". Se você aprender a viver na alva luz de Cristo no presente, quando houver o julgamento você se deleitará com o trabalho que Deus operou em você. Mantenha-se firmemente voltado para o tribunal de Cristo; viva agora à luz do que de mais sagrado você conhece. Uma atitude injusta em relação a outra pessoa acabará dominada pelo espírito do diabo, por mais santo que você seja. Basta uma decisão carnal, e a conseqüência é um inferno em seu coração. Traga-o para a luz imediatamente e ore: "Meu Deus, cometi esse erro." Se você não o fizer, seu coração se tornará insensível. O castigo imposto pelo pecado é arraigar o pecador mais e mais no pecado. Não é só Deus quem nos pune pelo pecado; o pecado instala-se em nós e cobra um alto salário. Não há esforço nem oração que nos capacite a parar de fazer certas coisas; e o castigo que o pecado nos impõe é, aos poucos, levar-nos a nos acostumarmos com ele a ponto de não mais reconhecê-lo como pecado. Nenhum poder, a não ser o influxo do Espírito Santo, pode alterar as conseqüências inerentes ao pecado.



....."Se, porém, andarmos na luz como ele está na luz." Para muitos de nós, andar na luz significa que os outros andem de acordo com nosso padrão. Hoje em dia o farisaísmo mais mortífero não é a hipocrisia, mas uma inconsciente irrealidade.

15/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


15 de Março
A Disciplina do Desalento
"E o seguiam tomados de apreensões." - Marcos 10.32.
.....No princípio, estávamos seguros de que sabíamos tudo sobre Jesus Cristo. Era uma alegria vender tudo e nos lançarmos numa ousadia de amor; mas agora já não estamos tão seguros. Jesus está lá na frente e parece estranho: "Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam."
.....Há uma faceta de Jesus que faz gelar o coração do discípulo e vacilar toda a sua vida espiritual. Aquele estranho ser com semblante resoluto e passos decisivos enche-me de terror. Ele não é mais o Conselheiro e o Companheiro. Tem o olhar fixo num determinado alvo sobre o qual nada sei, o que me deixa admirado. A princípio, eu estava certo de que o compreendia, mas agora já não estou tão seguro disso. Começo a perceber que existe uma certa distância entre mim e Jesus Cristo; não consigo mais sentir-me à vontade com ele. Ele segue à minha frente e nunca olha para trás; não tenho a menor idéia de onde ele está indo, e o alvo parece estranho e distante.
.....Jesus Cristo teve que sentir na pele todo pecado e toda tristeza do homem, e é isso que o faz parecer tão estranho. Quando o vemos sob o esse aspecto, não o conhecemos, não reconhecemos nenhuma faceta de sua vida e não sabemos nem como começar a segui-lo. Ele está lá na frente, um líder muito estranho, e não temos nenhuma comunhão com ele.
.....A disciplina do desalento é essencial ao discipulado. O perigo é acendermos um pequeno fogo particular e aquecermos nosso entusiasmo nele (cf. Is 50.10,11). Quando sobrevierem as trevas do desalento, suporte-as até que passem, porque depois seguir a Jesus será gozo inefável.

14/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


14 de Março
Obediência
"... desse mesmo a quem obedeceis sois servos" - Romanos 6.16.
.....A primeira coisa a fazer quando identifico o poder que me domina é assumir a desagradável verdade de que sou eu o responsável por estar sendo assim dominado. Se sou escravo de mim mesmo, a culpa é minha, porque em determinado momento do passado rendi-me a mim mesmo. Do mesmo modo, se obedeço a Deus, faço-o porque me rendi a ele.
.....Renda-se ao egoísmo ainda na infância, e verificará que é a tirania mais escravizadora da terra. Não há poder na alma humana capaz de romper, por si mesmo, o cativeiro de uma disposição formada pela rendição. Renda-se por um instante a qualquer espécie de concupiscência (lembre-se de que a concupiscência é: "Eu quero isso agora"), quer se trate da concupiscência da carne ou da mente - e uma vez consumada a rendição, ainda que você se odeie a si mesmo por ter-se rendido, terá se tornado escravo dela. Não há nenhuma forma de libertação pelo poder humano, somente pela redenção. Você tem que render-se em total humilhação ao único que pode romper o poder dominador, ou seja o Senhor Jesus Cristo: "O Senhor me ungiu... para proclamar libertação aos cativos."
.....Descobrimos isso da maneira mais ridicularmente insignificante: "Oh, eu posso abandonar esse hábito no momento em que quiser." Não pode; o hábito o domina totalmente porque você se rendeu voluntariamente a ele. É fácil cantar: "Cristo rompe as cadeias" e ao mesmo tempo estar vivendo em escravidão a si mesmo. A rendição a Jesus fará com que sejam rompidas todas as formas de escravidão em qualquer vida humana.

13/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


13 de Março
A Entrega a Deus
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu ..." - João 3.16.
.....A salvação não é apenas libertação do pecado, nem a experiência da santificação; a salvação de Deus é total libertação do eu para estar numa união total com ele próprio. A experiência de salvação tem a ver com a libertação do pecado e com a santificação; mas a salvação dignifica que o Espírito de Deus nos colocou em contato com a personalidade de Deus , o que me leva a vibrar com algo infinitamente maior do que eu próprio, envolvido na entrega que Deus faz de si mesmo.
.....Dizer que somos chamados a pregar santidade ou santificação é ficar girando em círculos. Somos chamados a proclamar Jesus Cristo. O fato de ele nos salvar do pecado e nos tornar santos é parte do efeito da maravilhosa entrega pessoal de Deus.
.....A entrega nunca produz a consciência do seu próprio esforço, porque ficamos cativados por Aquele ao qual nos entregamos. Evite falar sobre entrega pessoal se nada sabe a esse respeito; e você nunca saberá o que ela é enquanto não perceber que João 3.16 significa que Deus se deu de modo absoluto. Em nossa entrega damo-nos de volta a Deus, exatamente como Deus se deu a nós, sem reserva alguma. Nem levamos em conta as conseqüências da entrega porque estamos totalmente cativados por ele.

12/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


12 de Março
Dedicação Total
"Então Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e ter seguimos ..." - Marcos 10.28.
.....O Senhor responde que a dedicação tem que ser feita por causa dele, e não pelo que se pode ganhar com ela. Cuidado com a entrega pessoal que é feita visando lucro: "Vou me entregar a Deus porque quero ser liberto do pecado, porque desejo tornar-me santo." Tudo isso é resultado de estar bem com Deus, mas esse espírito é alheio a essência do cristianismo. A entrega pessoal não é, em absoluto, para obter-se alguma coisa. A tal ponto nos temos comercializado, que só vamos a Deus para que ele nos dê alguma coisa, e não por causa dele mesmo. É como se disséssemos: "Não, Senhor, não é a ti que eu quero, mas a mim mesmo; mas quero-me a mim mesmo limpo e cheio do Espírito Santo ; quero ser colocado na tua sala de exposições para poder dizer: "Eis o que Deus tem feito por mim." Se entregamos uma coisa a Deus apenas para que ele nos dê algo mais de volta, não há nada do Espírito Santo em nossa entrega; isso é um mísero interesse egoísta e comercial. Ganhar o céu, ser livre do pecado, tornar-se útil a Deus - tais interesses nunca são levados em consideração quando se faz uma verdadeira entrega, que consiste numa suprema preferência pela própria pessoa de Jesus Cristo.
.....Quando nos defrontamos com as barreiras dos relacionamentos humanos, onde fica Jesus Cristo? A maioria de nós o deixa de lado; "Sim, Senhor, eu ouvi o teu chamado, mas a minha mãe está barrando meu caminho, minha mulher, meus interesses pessoais; não posso prosseguir." "Então", diz Jesus, "você não pode ser meu discípulo."
.....Provamos a nossa entrega pessoal quando passamos por cima das afeições naturais. Passemos por cima delas, e o amor de Deus envolverá todos aqueles a quem ferimos ao abandoná-los. Tenhamos cuidado para não ficarmos aquém de uma entrega total a Deus. Para a maioria de nós a dedicação total não passa de um ideal.

11/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


11 de Março
Visão
"... não fui desobediente à visão celestial." - Atos 26.19.
.....Se perdermos a visão, somos os únicos responsáveis, e a perdemos por meio do vazamento espiritual. Se não aplicarmos nossa crença em Deus a questões práticas, a visão que Deus nos deu se desvanecerá. O único meio de sermos obedientes à visão celestial é darmos o máximo de nós para a maior glória de Deus, e isso só pode ser feito através de uma contínua e resoluta recordação da visão. Somos testados nos sessenta segundos de cada minutos e nos sessenta minutos de cada hora, e não apenas nos períodos de oração e de reuniões devocionais.
....."Se tardar, espere-o." Uma visão não é algo que se atinge; temos que viver sob sua inspiração até que ela se cumpra. Tornamo-nos tão práticos que esquecemos a visão. No começo, vimo-la, mas não esperamos por ela; apressamo-nos em partir para o trabalho prático; e quando a visão se cumpre, nem percebemos. Esperar pela visão que tarda é a prova de nossa lealdade a Deus. Corremos o risco de perder o bem-estar de nossa alma se nos deixarmos envolver em trabalhos práticos e perdermos o cumprimento da visão.
.....Observe os ciclones de Deus. O único meio que Deus tem de semear os seus filhos é através dos seus redemoinhos. Você vai revelar-se uma vagem sem grãos? Isso vai depender de você estar ou não vivendo à luz do que viu. Deixe que Deus o lance ao trabalho, e não parta enquanto ele não o fizer. Se você escolher seu próprio lugar, acabará sendo uma vagem vazia. Se Deus o semear, você dará frutos.
.....É essencial andar à luz da visão.

10/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


10 de Março
Tenha e Seja Uma Mensagem
"Prega a palavra." - I Timóteo 4.2.
.....Não somos salvos para sermos "apenas canais", mas para sermos filhos de Deus. Não somos transformados em instrumentos espirituais mas em mensageiros espirituais; a mensagem tem de ser parte de nós. O Filho de Deus era a sua própria mensagem, suas palavras eram espírito em vida; e sendo nós seus discípulos, nossa vida tem que ser a essência da nossa mensagem. O coração natural está disposto a fazer qualquer serviço; antes, porém, que a vida se transforme na essência da sua mensagem, é preciso que o coração seja quebrantado pela convicção do pecado, batizado com o Espírito Santo e moldado ao propósito de Deus.
.....Há diferença entre dar um testemunho e pregar. Um pregador é uma pessoa que percebeu o chamado de Deus, e está determinado a usar toda a sua força para proclamar a verdade de Deus. Deus nos desliga de nossos próprios alvos e somos forjados e moldados para o uso dele, como o foram os discípulos depois do Pentecostes. O Pentecostes não ensinou nada aos discípulos; apenas fez deles a encarnação daquilo que pregavam: "Sereis minhas testemunhas."
.....Deixe que Deus opere livremente quando você prega. Para que a mensagem de Deus possa libertar outras vidas, é preciso que essa libertação seja real em você. Peque suas anotações e "ponha fogo" nelas quando falar.

09/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia




9 de Março
A Hora dos que Voltam Atrás

"Quereis também vós outros retirar-vos?" - João 6.67.
.....Uma pergunta incisiva. Quanto mais simples são as palavras que o Senhor profere, tanto mais penetrantes são elas. Mesmo a despeito de sabermos quem Jesus é, ainda assim ele nos diz: "Quereis também vós outros retirar-vos?" Temos que manter o tempo todo a consciência de estar correndo risco em relação à ele.
....."À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram, e já não andavam com ele." Eles desistiram de andar com Jesus, não que voltassem ao pecado, mas voltaram atrás. Muitos, hoje, estão-se gastando e sendo gastos no trabalho de Jesus Cristo, mas não caminham com ele. A única coisa que Deus requer constantemente de nós é que sejamos um com Jesus Cristo. Depois da santificação, é nesse aspecto que disciplinamos nossa vida espiritual. Se Deus lhe deu uma visão clara e enfática do que ele quer, não tente manter-se nisso por meio de certos métodos, mas viva uma vida simples, de absoluta dependência de Jesus Cristo. Nunca tente viver a vida com Deus de nenhuma outra maneira que não seja a maneira de Deus; isso é que é absoluta devoção a ele. Ter certeza de que não sei nada - eis o segredo do caminhar com Jesus.
.....Pedro só via em Jesus alguém para ministrar a salvação a ele e ao mundo. O Senhor nos quer como seus companheiros de jugo. No versículo 70, Jesus atende à grande carência de Pedro. Não podemos falar em nome de outros.

08/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


8 de Março
A Vida de Renúncia
"Estou crucificado com Cristo" - Gálatas 2.19.
.....Ninguém está realmente unido a Cristo enquanto não se dispuser a renunciar não apenas ao pecado, mas à sua maneira de encarar as coisas. Nascer do alto, do Espírito de Deus, significa que devemos abrir mão do que seguramos antes de poder pegar o que ele nos oferece; e em princípio isso significa renunciar às nossas pretensas virtudes.
.....O que o Senhor quer que lhe apresentemos não é bondade, nem honestidade, nem esforço, mas nosso pecado, todo ele e sem máscaras; isso é tudo o que ele pode tirar de nós. E que nos dá ele em troca de nosso pecado? A verdadeira justiça. Mas temos que renunciar à nossa pretensão de que somos alguma coisa, de que somos merecedores da consideração de Deus.
.....Então, o Espírito de Deus nos mostrará o que ainda resta a renunciar. Teremos que renunciar à nossa pretensão de ter direitos sobre nós em todas as áreas. Estarei disposto a renunciar ao controle de tudo o que possuo, ao controle de minhas afeições e de tudo mais, e a identificar-me com a morte de Jesus Cristo?
.....Antes de renunciarmos é inevitável que passemos por uma penosa e profunda desilusão. Quando uma pessoa realmente se vê como o Senhor a vê, não são os abomináveis pecados da carne que a chocam, mas a terrível condição do orgulho de seu próprio coração contra Jesus Cristo. Quando ela vê a si mesma à luz do Senhor, a vergonha e o horror e o desesperado reconhecimento de culpa a invadem.
.....Se você está lutando com o problema da renúncia, enfrente a crise, renuncie a tudo, e Deus o tornará apto para tudo o que ele requer de você.

07/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


7 de Março
Uma Alegria Intrépida
"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores,
por meio daquele que nos amou" - Romanos 8.37.
.....Paulo refere-se às coisas que poderiam parecer capazes de separar ou constituir obstáculo entre o cristão e o amor de Deus; mas o mais notável é que nada pode servir de obstáculo entre o amor de Deus e o cristão. Tais coisas podem se interpor entre os exercícios devocionais da alma e Deus, e naquele momento separam o indivíduo de Deus; mas nenhuma delas é capaz de se interpor entre o amor de Deus e a alma do cristão. A pedra fundamental de nossa fé cristã é imerecida, insondável maravilha do amor de Deus demonstrado na cruz do Calvário, um amor que jamais mereceremos. Paulo diz ser essa a razão pela qual somos mais do que vencedores em todas essas coisas, supervencedores, com uma alegria que jamais poderíamos ter não fossem essas coisas que parecem prestes a nos esmagar.
.....A onda alta que desanima um nadador comum produz no surfista a imensa alegria de transpô-la sem perigo. Apliquemos isso às nossas próprias circunstâncias: exatamente esses reveses - tribulações, angústias, perseguição - é que produzem em nós uma grande alegria; não devemos lutar contra elas. Por meio de Cristo somos mais do que vencedores em todas essas coisas, não a despeito delas, mas em meio a elas. O servo de Deus nunca experimenta a alegria do Senhor a despeito da tribulação, mas por causa dela - "sinto-me... transbordante de júbilo em toda nossa tribulação", diz Paulo.
.....Essa alegria intrépida não se baseia em coisas passageiras, mas no amor de Deus que nada pode alterar. As experiências da vida, sejam elas terríveis ou monótonas, são impotentes para tocar no amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

06/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


6 de Março
Em Meio a Uma Multidão de Trivialidades
"... na muita paciência, nas muitas aflições, nas privações, nas angústias."
- 2 Coríntios 6.4.
.....É necessária uma graça infinita para se dar o passo seguinte quando não há visão e não há espectadores - dar o passo seguinte na devoção, no estudo, na leitura, na cozinha; o passo seguinte nas tarefas, quando não há nenhuma visão de Deus, nem entusiasmo, nem espectadores. É preciso muito mais graça de Deus, de uma maior dependência de Deus, para dar esse passo; mais do que é preciso para pregar o evangelho.
.....Todo cristão tem que participar daquilo que foi a essência da encarnação e deixá-la expressar-se no viver diário. Desanimamos quando não há visão, nem estímulo, mas apenas a rotina comum, a tarefa trivial. O que vai contar no balanço final perante Deus e os homens e a única maneira de não nos deixarmos abater é viver com o olhar fixo em Deus. Peça a Deus para manter os olhos do seu espírito abertos para o Cristo ressurreto, e nenhum trabalho servil poderá abatê-lo. Evite sempre a trivialidade e o servilismo da mente e do espírito, inspirando-se no décimo terceiro capítulo do evangelho de João.

05/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


5 de Março
Ele é Realmente Senhor?
"... contanto que complete (com alegria) a minha carreira
e o ministério que recebi do Senhor Jesus." - Atos 20.24.
.....A alegria está no perfeito cumprimento do propósito para o qual fui criado e regenerado, e não no êxito em meu desempenho do trabalho. A alegria do Senhor Jesus consistia em fazer a obra que o Pai o enviara a realizar, e ele diz: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio." Recebi porventura uma incumbência do Senhor? Se assim o é, tenho que ser leal a ela, tenho que considerar minha vida preciosa para o desempenho dessa missão. Pense na satisfação que você terá ao ouvir Jesus dizer: "Muito bem, servo bom e fiel", ao saber que fez o que ele o mandou fazer. Todos nós temos que encontrar nosso lugar na vida, e espiritualmente o encontramos quando recebemos nosso ministério do Senhor. Para que isso aconteça precisamos ter convivido com Jesus; precisamos conhecê-lo mais do que como Salvador pessoal. "Pois lhe mostrarei o quanto lhe importa sofrer pelo meu nome."
....."Tu me amas?" Então "apascenta as minhas ovelhas." Não há aí a idéia de se escolher o serviço, apenas de se ter lealdade absoluta para com a missão que o Senhor nos dá; lealdade para com o que descobrimos, quando nos encontramos em comunhão íntima com Deus. Se o Senhor Jesus lhe deu um ministério, sabe que a necessidade em si não é o chamado: a necessidade é apenas a oportunidade. Nosso chamado é que sejamos fiéis ao ministério que recebemos quando estivermos em verdadeiro contato com ele. Isso não quer dizer que haja um roteiro de trabalho traçado para nós; mas significa que teremos que ignorar os pedidos para trabalhar em outras áreas.

04/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


4 de Março
Será que Posso Dizer Isso?
"Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo." - Atos 20.24.
.....É mais fácil servir a Deus sem uma visão, mais fácil trabalhar para Deus sem um chamado, porque assim a gente não se aborrece com o que Deus exige; O nosso bom-senso revestido de por uma camada de sentimentos cristãos, é nosso guia. Seremos mais prósperos, mais bem-sucedidos e nos sentiremos mais tranqüilos, se nunca nos apercebermos do chamado de Deus. Mas, uma vez que recebemos uma ordem de Jesus Cristo, a lembrança do que Deus quer estará sempre nos perturbando como um aguilhão; nunca mais poderemos trabalhar para ele na base do bom-senso.
.....Que é que considero realmente precioso? Se ainda não fui totalmente conquistado por Jesus Cristo, considerarei precioso meu serviço, considerarei precioso o tempo dedicado a Deus, considerarei preciosa a minha própria vida. Paulo diz que considerava sua vida preciosa apenas para cumprir o ministério que recebera; recusava-se a usar sai energia em qualquer outra coisa. Atos 20.24 mostra-nos que uma exasperação quase sublime de Paulo, quando lhe pedem que considere a si mesmo; ele era totalmente indiferente a qualquer consideração que não fosse a do cumprimento do ministério que havia recebido. O serviço cristão pode se tornar um concorrente de nossa total dedicação a Deus, porque baseia-se nesse argumento: "Lembre-se de como você é útil aqui"; ou "Pense no quanto você seria valioso nesse tipo de trabalho". Essa atitude, ao invés de considerar Jesus Cristo o Guia, aquele que nos deve indicar ao

03/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


3 de Março
A Busca sem Tréguas
"Apascenta minhas ovelhas." - João 21.17.
.....Isso é o amor em desenvolvimento . O amor de Deus não foi formado, é a própria natureza divina. Quando recebemos o Espírito Santo, ele nos une a Deus de maneira que o seu amor seja manifesto em nós. Mas a união da alma a Deus através da habitação do Espírito Santo não é o objetivo final; o objetivo é que possamos ser um com o Pai como Jesus o foi. Que espécie de união tinha Jesus Cristo com o Pai? Uma união tal que o Pai o enviou à terra para que se desse por nós; e ele diz: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio."
.....Pedro descobre, agora, com a revelação do penoso interrogatório do Senhor, que ele ama a Cristo; depois então vem o ponto mais importante: "Prove esse amor. "Não testifique do quanto você me ama, não fale da maravilhosa revelação que teve, mas" "Apascenta as minhas ovelhas." E Jesus tem certas ovelhas bastante estranhas; algumas são desleixadas, sujas; outras são desajeitadas, briguentas, e outras se transviaram! É impossível esse amor exaurir-se em mim, se ele brotar dessa fonte única. O amor de Deus não faz acepções que o amor natural faz. Se amo o Senhor, não tenho nada que ser guiado pelo temperamento natural; tenho que apascentar suas ovelhas. Não há tréguas nem descanso nessa missão. Cuidado para não falsificar o amor de Deus, atuando de acordo com a compaixão humana natural, porque isso acaba se tornando blasfêmia contra o amor de Deus.

02/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


2 de Março
Você Já se Sentiu Ferido Pelo Senhor?
"Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Tu me amas?" - João 21.17.
.....O Senhor já lhe tocou o dedo bem na ferida, no ponto onde você é mais sensível? O diabo nunca consegue tocar- nos ali, nem o pecado, nem a afeição humana o faz; nada consegue atingir esse ponto, a não ser a Palavra de Deus. "Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez..." Pedro estava começando a perceber que, bem lá no fundo , era dedicado a Jesus, e começava a compreender o que significava aquele paciente interrogatório. Na mente de Pedro não restava a mais leve sombra de ilusão; nunca mais tornaria a iludir-se. Não havia mais lugar para júbilo ou emoções. Foi uma revelação para levá-lo a perceber o quanto ele amava ao Senhor, e com espanto disse: "Senhor tu sabes todas as coisas." Pedro começava a se conscientizar de que amava muito a Jesus; mas não disse: "Olha para isso ou para aquilo para teres certeza." Ele estava começando a descobrir a dimensão de seu amor pelo Senhor; sentia que nem no alto dos céus nem sobre a terra , não havia ninguém além de Jesus Cristo; mas só se apercebeu disso quando o Senhor o sondou com suas perguntas dolorosas. As perguntas do Senhor sempre nos revelam a nós mesmos.
.....Que paciente franqueza, que habilidade a de Jesus Cristo com Pedro! O Senhor só faz perguntas na hora certa. É provável que pelo menos uma vez ele nos coloque num canto e nos toque o dedo na ferida com suas perguntas diretas, e então perceberemos que o amamos muito mais profundamente do que saberíamos expressar com palavras.

01/03/2010

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia

1º de Março
A Invariável Pergunta
"Tu me amas?" - João 21:17.
Pedro nada declara nessa hora (cf Mt 26.33-35). O amor natural professa e se declara: o amor verdadeiro só se revela quando é tocado pela tristeza causada pela pergunta de Jesus Cristo. Pedro amava Jesus como qualquer homem natural aprecia um homem bom. Isso é amor temperamental; ele pode penetrar fundo na individualidade, mas não toca o âmago da pessoa. O verdadeiro amor nunca professa coisa alguma. Jesus disse: "Todo aquele que me confessar diante dos homens", isto é, amor expresso não apenas por palavras, mas por tudo o que faz.
A menos que tenhamos sido magoados a ponto de não termos mais ilusões com relação a nós mesmos, a Palavra de Deus não está operando em nós. A Palavra de Deus fere mais do que qualquer pecado, por que o pecado embota o sentimento. A pergunta do Senhor intensifica o sentimento de tal maneira, que ser magoado por Jesus é sentir a mais intensa dor que se possa conceber. Ela magoa não apenas de maneira natural, mas de um modo pessoal muito profundo. A Palavra do Senhor penetra até o ponto de dividir alma e espírito; não deixa nenhuma ilusão. Não há possibilidade de se ter uma atitude sentimental diante da pergunta do Senhor; não conseguimos dizer coisas bonitas quando o Senhor nos fala diretamente - a dor é por demais terrível. É tão grande que todos os outros interesses perdem a importância. Não há dúvida de que a palavra do Senhor dirigida a um filho dele causa dor; mas o que causa essa dor traz uma grande revelação.

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


28 de Fevereiro
Agora Você Crê?
"Por isso cremos... respondeu-lhes Jesus: Credes agora?" - João 16. 30-31.

.....Agora cremos. Jesus diz: "Credes? Vem a hora em que me deixareis só." Muitos obreiros cristãos tem deixado Jesus Cristo só e ido trabalhar por um senso de dever ou necessidade, oriundo de seu próprio discernimento. A razão disso é a ausência da vida ressurreta de Jesus neles. A alma perdeu o contato íntimo com Deus por estribar-se no seu próprio entendimento religioso. Não há pecado nisso, nem a isso está ligada alguma punição; mas, quando a pessoa percebe o quanto barrou sua compreensão de Jesus Cristo, criando para si própria dúvidas, tristezas e dificuldades, tem de voltar cheia de vergonha e contrição.
.....Precisamos confiar na vida ressurreta de Jesus numa dimensão muito maior do que o fazemos, e cultivar o hábito de consultá-lo em tudo; em vez disso, tomamos nossas decisões baseados só no bom senso e pedimos que Deus as abençoe. Mas ele não pode abençoá-las; isso não condiz com ele, está fora da sua realidade. Se agimos levados pelo senso de dever, estabelecemos um padrão de ação em competição com Jesus Cristo. Damos uma de "superior": "Bem; neste assunto, devo fazer isto e aquilo." Colocamos no trono nosso senso de dever, em lugar da vida ressurreta de Jesus. Não nos foi dito que andemos à luz da consciência ou de um senso de dever, mas que andemos na luz como Deus está na luz. Quando fazemos algo a partir do senso de dever, temos argumentos para justificá-lo; quando, porém, o fazemos em obediência ao Senhor, nenhum argumento há que justifique o ato; por isso é que o servo de Deus está facilmente sujeito a ser ridicularizado.

Tudo Para Ele, Oswald Chambers - Ed. Betânia


27 de Fevereiro
O Empobrecido Ministério de Jesus
"Onde, pois, tens a água viva" - João 4.11.
....."O poço é fundo" e muitíssimo mais fundo do que supunha a mulher samaritana! Pense nas profundezas da natureza humana, da vida humana, pense na profundidade dos "poços" que existem dentro de você. Será que você tem empobrecido o ministério de Jesus a tal ponto que ele nada possa fazer? Suponhamos que exista em seu coração um profundíssimo poço de perturbação , e Jesus chega e diz: "Não se turbe o vosso coração"; e você dá de ombros e responde: "Mas, Senhor, o poço é fundo; não podes tirar dele serenidade e consolo." Não, ele os trará lá de cima. Jesus não tira coisa alguma dos poços da natureza humana. Limitamos o Santo de Israel, ao nos reportarmos ao passado para lembrar o que lhe permitimos fazer por nós, e concluímos: "É claro que não posso querer que Deus faça que nós, seus discípulos, deveríamos crer que ele pode fazer. Empobrecemos o ministério dele quando esquecemos que ele é todo-poderoso; o empobrecimento está em nós, não nele. Recorremos a Jesus como o Consolador ou como o Senhor compassivo, mas não como o Todo-Poderoso.
Alguns de nós são exemplos tão pobres do cristianismo porque não temos um Cristo todo-poderoso. Temos experiências e atributos cristãos, mas nunca fizemos uma entrega total a Jesus Cristo. Empobrecemos o seu ministério quando, em circunstâncias difíceis, dizemos: "Claro que ele não pode fazer nada", e lutamos para atingir o fundo do poço na tentativa de tirar a atingir o fundo do poço na tentativa de tirar a água nós mesmos. Tenhamos cuidado com a sensação do alívio que há em desistir de tudo, e dizer: "É impossível." Sabemos que, se olharmos para Jesus, é possível. O poço de nossa imperfeição é fundo, mas não desistamos, e busquemos ao Senhor.