Devocional Diário TUDO PARA ELE, de Oswald Chambers Publicação: Editora Betânia.

IMPORTANTE: AS DEVOCIONAIS DIÁRIAS ESTÃO ARQUIVADAS E VOCÊ PODE PESQUISAR O DIA DO ANO QUE QUISER E LER A QUALQUER MOMENTO.


Passo a publicar também, algumas meditações de Brennan Manning, do devocional "Meditações para Maltrapilhos". (dez/2011)

"Estas leituras diárias foram coletadas de várias fontes, mas principalmente de conferências proferidas por Oswald Chambers no Bible Training College, Clapham, durante os anos de 1911 a 1915; depois, de outubro de 1915 a novembro de 1917, das palestras feitas nos cultos noturnos dos acampa-mentos do Y.M.C.A (Associação Cristã de Moços), em Zeitun, no Egito.

Em Novembrode 1917, meu marido foi chamado à presença de Deus. Desde então muitas dessas palestras foram reunidas em volumes e publicadas. Parte destes textos é constituída de mensagens pronunciadas durante a hora devocional no colégio - hora que, para muitos alunos, foi um marco em sua vida espiritual. "

"Os homens estão sempre se voltando aos poucos que dominam o segredo espiritual, cuja vida está escondida com Cristo em Deus. São os da religião dos velhos tempos, pendentes dos cravos da cruz." (Robert Murray McCheyne.).

Por sentir que o autor desta obra é um desses, cujos ensinamentos os homens voltam sempre a consultar, é que este livro foi preparado e lançado com uma oração para que, dia a dia, suas mensagens continuem a produzir a vida e a inspiração vivificantes do Espírito Santo".
B.C. 1927

31/10/2009

Tudo Para Ele, de Oswald Chambers - Devocional Diário

31 de Outubro
Discernimento de Fé

"Fé como um grão de mostarda..." - Mateus 17.20.

.....Nós achamos que Deus nos recompensa pela nossa fé, e pode ser que isso aconteça ...quando somos novos na fé; mas a função da fl não é nos dar recompensas e, sim, levar-nos a um relacionamento...correto com Deus, dando a ele espaço para operar. Se você é filho de Deus, freqiientemente Deus tem que retirar de você a ..."muleta" da experiência para que entre em contato direto com ele. Deus quer que compreendamos que a vida cristã é uma vida de fé, ..e não de um sentimental gozo de suas bênçãos. .....No inicio, .....nossa fé era .....pequena e intensa, .estabelecida em torno de um pequeno ponto luminoso de experiência que encerrava em si tanto o bom .....senso quanto ....a fé, e era cheia de luz e de doçura; então Deus retirou suas bênçãos conscientes com o intuito de ensinar-nos a caminhar pela fé.....Temos agora mais valor para ele do que nos tempos de alegria consciente e testemunho emocionante.
.....A própria natureza da fé exige que ela seja provada, não porque .....achemos .....difícil ...confiar ..em Deus, mas porque é necessário que tiremos da nossa mente todas as dúvidas em relação ao caráter dele......É essencial ao desenvolvimento da fé que ela passe por períodos de isolamento pelo silêncio. ..Nunca confundamos as provas impostas à nossa fé com a disciplina comum da vida; grande parte do que dizemos ser provas de fé, .....é resultado inevitável de ..estarmos vivos. Crer na Bíblia é crer em Deus, ..apesar de tudo o que o contradiz: é manter confiança no caráter de Deus, faça ele o que fizer. "Ainda que ele me mate, nele esperarei." Essa é a mais sublime declaração de fé de toda a Bíblia.

30/10/2009

Tudo Para Ele, de Oswald Chambers - Devocional Diário

30 de Outubro

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus." - Hebreus 11.6.

.....A fé, quando se opõe ao bom senso, é fanatismo; ..........e o bom senso, quando oposto à fé, é racionalismo. A vida de fé coloca as duas coisas numa relação correta. .....O bom senso não é fé, .....e fé não é .bom senso, pois um é natural e o outro espiritual; um, impulso, e o outro, inspiração. Nada do que Jesus Cristo disse é bom senso,é revelação; e vai até onde o bom senso não chega. .....A fé tem que .ser provada, para que sua realidade possa concretizar-se. "Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem", então, .....não importa o que aconteça, .a operação da providência de Deus transforma a fé ideal em realidade concreta. A fé é sempre algo pessoal, já que todo o propósito .de Deus é fazer com que a fé ideal se torne real em seus filhos.
.....Para cada pormenor da vida de bom senso, .....há uma revelação acerca .de Deus, pela qual podemos provar, através da experiência prática, o .....que acreditamos ...que Deus seja. .....A fé é um princípio.tremendamente ativo, que sempre coloca Jesus Cristo em primeiro lugar: "Senhor,..... tu disseste isso ....e aquilo (por exemplo, Mateus 6.33); parece loucura, mas vou arriscar-me baseado em tua palavra." Transformar a fé racional ..em realidade pessoal é uma luta constante, e não ocasional. .....Deus nos coloca em certas situações a fim de educar nossa fé, porque a natureza da fé é tornar real o seu objeto......Enquanto não conhecemos Jesus, .Deus é mera abstração, não conseguimos ter fé nele; mas, .....assim que ouvimos Jesus dizer: "Quem me vê a mim, vê o Pai", .....temos algo que é real, .....e a fé não ..tem limites. Fé é o homem total, corretamente relacionado com Deus pelo poder do Espírito de Jesus Cristo.

29/10/2009

Pastor conta como foi se passar por morador de rua, em SP

Ele queria conhecer, na prática, como é a realidade dos desabrigados na metrópole paulistana


Diretor executivo da Diaconia, organização social sem fins lucrativos e de inspiração cristã com sede em Recife (PE), o pastor Carlos Queiroz foi um dos palestrantes da "Conferência Missionária do Estado de São Paulo", evento realizado de 27 a 30 de maio no Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo, com o tema "Lutando pela Igreja: Porque a Igreja tem que ser relevante". Bastante conhecido no meio evangélico, escritor e professor de Realidade Brasileira no Seminário Teológico de Fortaleza, da Igreja Presbiteriana Independente, Querioz surpreendeu os participantes da Conferência, revelando que havia feito uma visita à Comunidade Metodista do Povo de Rua na condição de um desabrigado.
Sem se identificar como pastor, ele entrou na fila de atendimento e pediu acolhida no albergue. Foi "morador de rua" por apenas dois dias, uma vivência que marcou sua história e emocionou os participantes do evento.
O que o levou à Comunidade Metodista do Povo de Rua? A Diaconia fará alguma parceria com a instituição?
Pr. Carlos Queiroz: Fui movido pelo tema da Conferência Missionária do Estado de São Paulo (CMESP). Ariovaldo Ramos e os organizadores da Conferência me convidaram para falar sobre "Uma Igreja Relevante para o Pobre". Achei que deveria conhecer melhor os pobres de São Paulo, a fim de comunicar algo que pudesse expressar melhor a realidade deles na cidade. A partir dessa realidade cheguei à Comunidade Metodista no viaduto do Pedroso. Sou o Diretor Executivo da Diaconia, e mesmo que nesta iniciativa eu não estivesse em nome da instituição, não há como dissociar uma coisa da outra. A Diaconia busca parcerias com pessoas e comunidades pobres com dificuldades semelhantes às pessoas vivendo em condições de rua. O campo de atuação da Diaconia tem sido prioritariamente o Nordeste.
Por que você não se identificou como pastor logo na chegada à instituição? Como foi sua acolhida lá?
Pr. Carlos Queiroz: Eu queria sentir como viviam as pessoas em condições de rua. Para o meu próprio bem, eu precisava ser acolhido como qualquer um deles. Fui muito bem atendido, como são todas as pessoas que se aproximam ali do Albergue. Este foi um dos aspectos que me sensibilizou profundamente. Era possível perceber a aflição das pessoas que trabalham no albergue, quando não podiam atender a todas as solicitações. A necessidade é bem maior do que a capacidade de atendimento. Fiquei um bom tempo de espera, mas isto era natural - diante da procura, o jeito era manter a paciência e curtir boas amizades na "fila de espera".
O que mais o surpreendeu ou marcou neste curto período de convivência com os moradores de rua de São Paulo?
Pr. Carlos Queiroz: A acolhida, a paciência dos colaboradores. O meu encontro eventual, na fila de espera, com o Sr. Francisco Alves foi um encanto. Ele demonstrou uma permanente preocupação comigo. Ele não possuía nada mais do que a roupa do corpo. Talvez por isto eu o percebi melhor, vestido de dignidade.  Conheci um outro amigo, o Antônio. Ele me contou sobre toda a sua vida e a forma como tudo mudou pra ele depois que entrou "nesta casa de tanta misericórdia". Na linguagem dele, uma arca no meio da tempestade de sua vida. Com a diferença que a arca em referência possuía portas abertas. Fiquei também surpreso com tanta gente vivendo nas ruas por não terem opção de uma moradia digna. Homens trabalhadores dormindo no relento por falta de um lugar aonde se possa dormir com segurança e dignidade. Encontrei uma senhora de 33 anos. Ela me confessou que nas ruas de São Paulo se sentia mais segura do que com o seu marido violento dentro de casa. Fui surpreendido por um amor maior pela cidade de São Paulo. Para minha surpresa, os que vinham de outras cidades me confessaram que em São Paulo se sentiam mais seguras e mais protegidas.
Qual a relevância de um projeto desta natureza e, em sua opinião, por que há poucas iniciativas como essa?
Pr. Carlos Queiroz: Primeiro é um testemunho de que ainda é possível se viver intensamente o projeto de seguir a Jesus Cristo. Depois os seres humanos precisam de um tratamento que lhes resgate a dignidade. Este projeto devolve a chance das pessoas perceberem a dignidade que somente cada ser humano pode arrancar de dentro de si mesmo. Acredito que há poucas iniciativas porque custa sacrifício, muita doação e amor. Poucas pessoas estão comprometidas em pagar por este sacrifício.
Pela manhã vi dois homens ainda jovens brigando por causa de uma calça. As vozes começavam a se alterar. A menina do atendimento, no plantão daquela manhã, aproximou-se com um olhar firme e uma voz expressando ternura, e disse para um deles: "Não fale desse jeito, você pode perder sua razão". O outro continuou alterado, ela usou a mesma frase, dirigindo-se ao segundo cidadão. Não parecia uma técnica previamente elaborada. Fiquei impressionado como a atitude daquela jovem senhora mudou o entrevero num diálogo conciliador. Na minha interpretação achei que ?razão? ou ?direito? é uma propriedade inerente aos seres humanos; e, de tal forma impregnada nas entranhas, que mesmo pessoas em condições de rua exigem respeito e direitos.   
O que a Igreja em São Paulo poderia fazer por estas pessoas?
Pr. Carlos Queiroz: Meu tempo na condição de habitante das ruas foi muito curto - dois dias e meio. Minha maior necessidade, e da maioria das pessoas que conheci, era apenas de um lugar para dormir - nada mais. Acho que os templos, chamados de casa de Deus, deveriam ter suas portas abertas para os filhos e filhas de Deus. Se os números estão corretos, são mais de 15 mil pessoas vivendo em condições de rua em São Paulo. Como ouvi de uma jovem senhora: "Estou vivendo nesta situação pela primeira vez na vida, já tem dois meses. Espero não me tornar uma viciada pela rua - a rua vicia a gente".
Fonte: Igreja Metodista
Postado por: Felipe Pinheiro




28/10/2009

Tudo Para Ele, de Oswald Chambers - Devocional Diário

29 de Outubro
Substituição

"Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."
2 Coríntios 5.21.

.....O conceito moderno da morte de Jesus é que ele morreu por nossos pecados por compaixão. ........O conceito do Novo Testamento é que ele carregou os nossos pecados, não por compaixão, mas por identificação. ..Ele foi feito pecado. Nossos pecados são removidos por causa da morte de Jesus, e a base da sua morte é a sua obediência ao Pai, e não sua compaixão por n6s. Tornamo-nos aceitáveis a Deus, ....não porque obedecemos, ou porque prometemos renunciar a certas coisas, mas por causa da morte de Cristo, e nada mais. ....Dizemos que Jesus Cristo veio para revelar a paternidade ou a benignidade de Deus; o Novo Testamento diz que ele veio para tirar o ..pecado do mundo. A revelação do Pai é feita àqueles a quem ele foi apresentado como Salvador. Jesus Cristo .....nunca falou de si mesmo como alguém que revelava o Pai; mas como pedra de tropeço (ver João 15.22-24). A mensagem de João 14.9 foi dirigida aos discípulos.
.....O Novo Testamento nunca diz que pelo fato de .....Cristo ter morrido por mim encontro-me totalmente livre. ...O que ele ensina é que "Ele morreu por todos" ...(não que ele morreu a minha morte), e que mediante a identificação com a morte dele, posso ser liberto do pecado e receber a sua própria justiça. A substituição ensinada no Novo Testamento é dupla: ..."Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que neleQssemos feitos justiça de Deus.." Não é Cristo para mim, a menos que eu me decida a permitir que Cristo seja formado em mim.

tudo Para Ele, de Oswald Chambers - Devocional Diário

28 de Outubro
Justificação Pela Fé
"Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." - Romanos 5.10.

.....Eu não sou salvo porque creio; pelo ato de crer compreendo que sou salvo. ......Não é o arrependimento que me salva; o arrependimento é o sinal de que reconheço o que Deus realizou .....em Cristo Jesus. O perigo está em se colocar a ênfase no efeito, e não na causa. É.. a minha obediência que me justifica diante de Deus, ou a minha consagração? Nem uma coisa nem outra! Estou justificado perante ......Deus porque, antes de mais nada, Cristo morreu. Quando me volto para Deus e, pela fé, aceito o que Deus revela que posso aceitar, .....imediatamente passo .....a estar corretamente .....relacionado com .Deus pela maravilhosa expiação de Jesus Cristo; .....e, .....pelo milagre sobrenatural da ..graça de Deus, sou justificado, não porque me entristeço pelo meu pecado, não porque me arrependi, mas por ...causa do que Jesus fez. O Espírito de Deus me revela isso com uma clareza total, penetrante, e eu sei, embora não saiba como, que estou salvo.
.....A salvação de Deus não se baseia na lógica humana; .....baseia-se na morte sacrificial de Jesus. Podemos nascer de novo por causa da expiação do nosso Senhor. ..Os pecadores podem ser transformados em novas criaturas, não pelo seu próprio arrependimento nem por sua fé, mas pela obra maravilhosa de .....Deus em Cristo Jesus, que antecede a toda experiência. A inexpugnável segurança da justificação e da santificação é .....o próprio Deus. Não temos ....que operar essas coisas por nós mesmos; elas foram operadas pela expiação. .....O sobrenatural .....se ....torna natural por um milagre de Deus; então surge a compreensão do que Jesus Cristo já fez: "Está consumado."

27/10/2009

Tudo Para Ele, de Oswald Chambers - Devocional Diário

27 de Outubro
O Método de Missões

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações." - Mateus 28.19.
.....Jesus Cristo não disse: "Ide e salvai almas" .(a salvação é obra sobrenatural de Deus), mas: "Ide, fazei discípulos de todas as nações"; e ninguém pode fazer discípulos ....a menos que ele mesmo seja discípulo. Quando os discípulos voltaram de sua primeira missão, estavam cheios ......de alegria porque os demônios se submetiam a eles, e Jesus disse: "Não se alegrem pelo êxito obtido no serviço; o grande.....segredo da alegria consiste .....em vocês estarem corretamente relacionados comigo." A necessidade básica do missionário é que ele permaneça fiel ......ao chamado de Deus e compreenda que seu único objetivo é fazer discípulos para Jesus. Existe um anseio de ganhar almas ......que não tem origem em Deus, mas no desejo de conquistar pessoas para o nosso ponto de vista.
.....O desafio do missionário não é.... a dificuldade de levar as pessoas à salvação ou de recuperar as que estão afastadas da igreja, nem o problema dos corações endurecidos, ...e, sim o seu pr6prio relacionamento pessoal com Jesus Cristo. "Credes que posso fazer isso?" O Senhor nos faz essa pergunta ........constantemente; temos de encará-la ao lidar com cada caso que encontramos. Nosso grande desafio é:... será que conheço o Senhor ressuscitado? Conheço o poder de seu Espírito que em mim habita? Serei suficientemente sábio aos olhos de Deus, ......e suficientemente tolo perante o mundo, para apostar no que Jesus Cristo disse, ........ou estarei descendo da elevada posição sobrenatural, a única a que o missionário é chamado, isto é, deter uma ilimitada confiança em Cristo Jesus? ........Se eu adotar qualquer outro critério, estarei me desviando totalmente do critério estabelecido pelo Senhor: "Toda a autoridade me foi dada... Ide, portanto."

26/10/2009

Pastores e Lobos

Pastores e lobos têm algo em comum: ambos se interessam pelas vidas das ovelhas, e vivem perto delas. Assim, muitas vezes, pastores e lobos nos deixam confusos para saber quem é quem. Isso porque lobos desenvolveram uma astuta técnica de se disfarçar em ovelhas interessadas no cuidado de outras ovelhas. Parecem ovelhas, mas são lobos.

No entanto, não é difícil distinguir entre pastores e lobos. Urge a cada um de nós exercitar o discernimento para descobrir quem é quem.
Pastores buscam o bem de suas ovelhas; lobos buscam os bens das ovelhas.

Pastores gostam de convívio; lobos gostam de reuniões. Pastores vivem a sombra da cruz; lobos vivem a sombra de holofotes.

Pastores choram pelas suas ovelhas; lobos fazem suas ovelhas chorar. Pastores tem autoridade espiritual; lobos são autoritários e dominadores. Pastores tem esposas; lobos têm co-adjuvantes.

Pastores tem fraquezas; lobos são poderosos. Pastores olham nos olhos; lobos contam cabeças. Pastores apaziguam as ovelhas; lobos intrigam as ovelhas.Pastores tem senso de humor; lobos se levam a sério.

Pastores são ensináveis; lobos são donos da verdade. Pastores tem amigos; lobos têm admiradores. Pastores se extasiam com mistério; lobos aplicam técnicas religiosas.

Pastores vivem o que pregam; lobos pregam o que não vivem.
Pastores vivem de salários; lobos enriquecem. Pastores ensinam com a vida; lobos pretendem ensinar com discursos.

Pastores sabem orar no secreto; lobos só oram em público. Pastores vivem para suas ovelhas; lobos se abastecem das ovelhas. Pastores são pessoas humanas; lobos são personagens religiosos caricatos.

Pastores vão para o púlpito; lobos vão para o palco. Pastores são apascentadores; lobos são marqueteiros.Pastores são servos humildes; lobos são chefes orgulhosos.

Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas; lobos se interessam pelo crescimento das ofertas.

Pastores apontam para Cristo; lobos apontam para si mesmos e para a instituição. Pastores são usados por Deus; lobos usam as ovelhas em nome de Deus. Pastores falam da vida cotidiana; lobos discutem o sexo dos anjos.

Pastores se deixam conhecer; lobos se distanciam e ninguém chega perto. Pastores sujam os pés nas estradas; lobos vivem em palácios e templos. Pastores alimentam as ovelhas; lobos se alimentam das ovelhas.


Pastores buscam a discrição; lobos se autopromovem.Pastores conhecem, vivem e pregam a graça; lobos vivem sem a lei e pregam a lei.

Pastores usam as escrituras como texto; lobos usam as escrituras como pretexto. Pastores se comprometem com o projeto do reino; lobos têm projetos pessoais. Pastores vivem uma fé encarnada; lobos vivem uma fé espiritualizada.

Pastores ajudam as ovelhas a se tornarem adultas; lobos perpetuam a infantilização das ovelhas. Pastores lidam com a complexidade da vida sem respostas prontas; lobos lidam com técnicas pragmáticas com jargão religioso.

Pastores confessam seus pecados; lobos expõem o pecado dos outros.Pastores pregam o Evangelho; lobos fazem propaganda do Evangelho.Pastores são simples e comuns; lobos são vaidosos e especiais.

Pastores tem dons e talentos; lobos têm cargos e títulos. Pastores são transparentes; lobos têm agendas secretas. Pastores dirigem igrejas-comunidades; lobos dirigem igrejas-empresas.

Pastores pastoreiam as ovelhas; lobos seduzem as ovelhas. Pastores trabalham em equipe; lobos são prima-donas. Pastores ajudam as ovelhas a seguir livremente a Cristo; lobos geram ovelhas dependentes e seguidoras deles.

Pastores constroem vínculos de interdependência; lobos aprisionam em vínculos de co-dependência. Os lobos estão entre nós e é oportuno lembrar-los do aviso de Jesus Cristo.

*Guardai-vos dos falsos profetas, que vêem a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores*". (Mateus 7:15)

Autor: Osmar Ludovico (fonte Revista Enfoque Gospel, janeiro 2006)

Tudo Para Ele, de Oswald Chambers - Devocional Diário

26 de Outubro
Quem é Missionário

"Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio." - João 20.21.
.....Missionário é aquele que foi enviado por Jesus Cristo, .......assim como Jesus foi enviado por Deus. A nota dominante de missões não são os problemas dos homens, .....mas a ordem de Jesus. A fonte de nossa inspiração no trabalho de Deus está atrás, não à frente. A tendência hoje é colocar a .....inspiração à ..frente, juntar todas as coisas diante de nós e fazer com que tudo aconteça de acordo com a nossa concepção de sucesso. ...No Novo Testamento, a inspiração - o Senhor Jesus - está. colocada atrás de nós. O ideal é ser fiel a ele, é desenvolver seus empreendimentos.
.....Uma coisa que não pode ser menosprezada é a dedicação pessoal ao Senhor Jesus e ....ao ponto de vista dele. O grande perigo do .....trabalho missionário é que o .....chamado de Deus seja .....ofuscado pelos problemas das pessoas a ponto de a compaixão humana se sobrepor totalmente ao fato de termos sido enviados por Jesus. ..Os problemas são tão tremendos, as condições nos deixam tão perplexos, que todas as nossas idéias vacilam e falham. Esquecemos que o motivo básico de todo empreendimento missionário não é, ...primeiramente, .....a elevação social das pessoas, .....nem a sua educação, nem as suas necessidades, mas, antes e acima de tudo, a ordem de Jesus Cristo: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações."
.....Quando estudamos a vida dos grandes homens e mulheres de Deus, .a tendência é dizer: "Que sabedoria e discernimento eles tiveram! Como compreenderam perfeitamente tudo o que Deus queria!" Na verdade, a mente sábia que está por trás de tudo é a mente de Deus, e nunca a sabedoria humana. ......Creditamos tudo à sabedoria humana, quando deveríamos atribuir tudo à orientação divina, através de pessoas humildes que .......foram suficientemente "crianças" para confiar na sabedoria de Deus e na sua capacitação sobrenatural.