Devocional Diário TUDO PARA ELE, de Oswald Chambers Publicação: Editora Betânia.

IMPORTANTE: AS DEVOCIONAIS DIÁRIAS ESTÃO ARQUIVADAS E VOCÊ PODE PESQUISAR O DIA DO ANO QUE QUISER E LER A QUALQUER MOMENTO.


Passo a publicar também, algumas meditações de Brennan Manning, do devocional "Meditações para Maltrapilhos". (dez/2011)

"Estas leituras diárias foram coletadas de várias fontes, mas principalmente de conferências proferidas por Oswald Chambers no Bible Training College, Clapham, durante os anos de 1911 a 1915; depois, de outubro de 1915 a novembro de 1917, das palestras feitas nos cultos noturnos dos acampa-mentos do Y.M.C.A (Associação Cristã de Moços), em Zeitun, no Egito.

Em Novembrode 1917, meu marido foi chamado à presença de Deus. Desde então muitas dessas palestras foram reunidas em volumes e publicadas. Parte destes textos é constituída de mensagens pronunciadas durante a hora devocional no colégio - hora que, para muitos alunos, foi um marco em sua vida espiritual. "

"Os homens estão sempre se voltando aos poucos que dominam o segredo espiritual, cuja vida está escondida com Cristo em Deus. São os da religião dos velhos tempos, pendentes dos cravos da cruz." (Robert Murray McCheyne.).

Por sentir que o autor desta obra é um desses, cujos ensinamentos os homens voltam sempre a consultar, é que este livro foi preparado e lançado com uma oração para que, dia a dia, suas mensagens continuem a produzir a vida e a inspiração vivificantes do Espírito Santo".
B.C. 1927

24/02/2012

Jogando Fora o Lixo

O lixo de nossa vida, na maioria dos casos, é a ansiedade e a agitação incessantes geradas pelo temor de que não obteremos do mundo bens suficientes que nos façam sentir seguros, tranquilos e animados. A agonia do jardim centra-se na luta de Jesus em oração contra as pressões da ansiedade. Nesse momento ele representa a mente apreensiva da igreja peregrina. Na identificação empática com Jesus, o Espírito infunde poder para transcender o medo e a ansiedade e para partilhar da confiança íntima que o Senhor tinha em seu Pai. O teólogo Alex LeFrank observa: " A luta em oração contra as pressões da ansiedade permanece no âmago da contemplação do Cristo Crucificado" (Freedom for Service [Liberdade para Servir]). À medida que contempla Jesus lutando para ser fiel a sua missão, para se manter firme em sua decisão e para não ceder à tentação enganosa de abandonar a sua autopercepção, o cristão comunga do sofrimento de Cristo e conhece o poder de sua ressurreição mais que segurança, sensação e poder.

"Busquem, pois, em primeiro lugar
o Reino de Deus e a sua justiça,
e todas essas coisas
lhes serão acrescentadas."
Mateus 6,33

22/02/2012

O Vulnerável

Na cruz, os braços abertos do Crucificado estenderam-se para sentir a dor e o sofrimento do mundo. O Filho da compaixão queria absorver a culpa, a rejeição a vergonha e o fracasso de seus irmãos e irmãs. Veio a nós não com o impacto esmagador da sua glória, mas pela via da fraqueza, da vulnerabilidade e da necessidade. Jesus era um Deus nu, humilhado, exposto na cruz, a permitir que nos aproximássemos dele.

O mundo não entende tamanha vulnerabilidade.

"Ele foi oprimido e afligido;
 e contudo, não abriu a sua boca;
 como um cordeiro foi levado para o matadouro,
 e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores
 fica calada, ele não abriu a sua boca."
Isaías 53,7



Extraído do livro: Meditações para Maltrapilhos de Brennan Manning p.61
Editora Mundo Cristão

14/02/2012

14 De Fevereiro


Disciplina da Atenção
"O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz: e o que se vos diz ao ouvido,
proclamai-o dos eirados" Mt 10.27

Por vezes, Deus coloca-nos sob uma disciplina intensa de trevas para ensinar-nos a prestar-lhe mais e melhor atenção. Alguns pássaros canoros são treinados para cantar no escuro; da mesma forma somos colocados à sombra da mão de Deus até que aprendamos a ouvi-lo, Is.49:2. "O que vos digo em trevas" – esteja atento para quando Deus o colocar na escuridão e uma vez lá mantenha toda a sua boca fechada. Você está nas trevas escuras neste momento, no tocante às circunstâncias nas quais se acha, ou no tocante à sua vida com Deus? Então permaneça calado. Se abrir a boca no escuro, falará de espírito errado; talvez seja esta a hora de ouvir. Não fale com outras pessoas sobre a sua situação aparentemente precária; não leia livros para desvendar qual o mistério das suas trevas; apenas ouça, preste mais atenção. Se conversar com outras pessoas sobre isso, não conseguirá ouvir o que Deus poderá estar a dizer. Sempre que estiver em trevas, ouça e Deus lhe dará uma mensagem muito preciosa para passar a outra pessoa, quando a luz voltar.
Após cada momento de densas trevas, sobrevirá sempre uma mistura de alegria e vergonha, pois se for só alegria, duvido que você tenha ouvido Deus; é lícito alegrarmo-nos por ouvir Deus falar, mas, sentimos enorme vergonha por ter demorado tanto a ouvir o que ele dizia! "Como demorei tanto para entender tudo isto!" E, no entanto, Deus sempre esteve falando todo este tempo. Mas, assim, oferecendo-lhe esta dádiva da vergonha que produz a brandura de coração e de espírito, aprenda a prestar mais e melhor atenção à voz de Deus e a ouvir de imediato da próxima vez.

07/02/2012

7 De Fevereiro


A Disciplina do Desânimo
"Ora, nós esperávamos... mas depois de tudo isto, é já este o terceiro dia..." Lc 24,21

Todos os fatos citados pelos doze eram fiéis e fidedignos; mas, as ilações que eles tiraram desses ditos fatos eram quase sempre errôneas. Tudo o que cheira a desânimo espiritual está errado de raiz. Se a depressão e a opressão me fazem oscilar, sou o principal culpado dele. Deus não tem essa culpa; nem ele, nem ninguém mais podem ser tidos como responsável por ele. O desânimo tem uma de duas possíveis origens: ou satisfiz uma concupiscência, ou não a satisfiz. Em qualquer dos casos, o desânimo é a consequência direta dessa forma de pensar. A concupiscência diz: “tenho que obter isto já”. A concupiscência instiga-me a exigir uma resposta imediata de Deus também, em vez de buscá-Lo e achá-Lo a Ele acima de tudo, em resposta válida. O que estou querendo ou mesmo esperando que Deus faça por mim? Hoje também já é o terceiro dia para mim e ele também não fez o que eu esperava dele? Posso sentir-me e achar-me justo e justificado contra Deus assim desse modo, justificando o meu desânimo? Sempre que insistirmos para com Deus em relação a uma resposta logo ali, estamos fora de curso, seguramente. O verdadeiro sentido de toda a oração torna-se sempre claro desde que nos acerquemos e tomemos posse de Deus e não da resposta em si. É impossível estar fisicamente bem e animado. O desânimo é sinal claro de doença profusa e o mesmo é verdade dentro do espírito. O desânimo espiritual é coisa muito errada e somos sempre os únicos culpados dele.
Buscamos visões do céu, terremotos e trovões do poder de Deus e estarmos desencorajados apenas comprova isso por nós em nós mesmos através do desânimo. E a realidade é que nunca nos passa pela cabeça que Deus está todo o tempo presente nas coisas que nos cercam. Se formos obedientes e cumprirmos aquele dever colocado logo ali diante de nós, veremos Deus. Uma das revelações mais maravilhosas de Deus vem ao nosso parecer quando descobrimos que é nas coisas do dia a dia que a divindade de Jesus Cristo melhor se manifesta.

03/02/2012

3 De Fevereiro


O Lado Infamante do Relacionamento
"Temos chegado a ser considerados lixo do mundo", 1Co 4.9-13

Essas palavras não são nenhum exagero. A razão por que não as aplicamos a nós que achamos ser ministros do evangelho, não é porque Paulo teria exagerado dizendo isso, mas porque nosso comprometimento é deslavado ao ponto de não nos permitirmos ser tidos como a escória deste mundo. "Preencher o que resta das aflições de Cristo", Cl 1,24 não é simples resultado de santificação pessoal, mas antes de haver sido "separado para o evangelho".
"Não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos", diz Pedro. Se estranhamos as coisas com que nos deparamos, é porque somos covardes e medrosos e o tipo de compromisso que assumimos será dos que nos quer manter afastados do lamaçal: "Não me submeterei, nem me dobrarei". Não será preciso que o faça; você poderá ser salvo por um triz, se o quiser. Ou, então, poderá dizer: "Não me importo de ser tratado como escória do mundo, desde que o evangelho seja proclamado". O servo de Jesus Cristo é aquele que está pronto a caminhar para a morte através da realidade do evangelho de Deus. Quando alguém que se considera decente demais e se acha diante da rejeição, desprezo, baixeza, imoralidade ou mesmo diante da traição, sua reação instintiva é tão repulsiva contra esses males que seu próprio coração se fecha para com o desprezador. A maravilha da realidade redentora de Deus está em que nem mesmo o pior e o mais vil pecador atingirá com dor os limites primordiais do Seu amor. O que Paulo disse não foi que Deus o separou para mostrar como poderia transformá-lo num homem notável, mas antes disse que seria "para manifestar seu Filho em mim”.

02/02/2012

2 De Fevereiro


A Compulsão do Chamado
“Ai de mim, se não pregar o evangelho?" 1 Co 9,16

Cuidado para não tapar os ouvidos estando Deus a chamar! Todos quantos são salvos são chamados a dar testemunho pessoal dessa salvação; não é o mesmo que ser enviado a pregar, mas, antes para ser uma demonstração pratica dessa salvação. Neste versículo Paulo refere-se às "dores" nele produzidas pela compulsão de pregar o evangelho. Nunca associemos isto que Paulo diz a pregar o evangelho, mas, antes a colocar em contacto as vidas com a salvação representada em sua vida prática. Não existe nada mais fácil do que salvação, porque essa é obra soberana feita por Deus: “Olhai e sede salvos”. O Senhor nunca estabeleceu que as pré-condições para o discipulado fossem as mesmas condições para a salvação. Estamos todos necessariamente destinados à salvação através da cruz de Jesus Cristo. O discipulado traz consigo apenas uma opção a mais: "Se alguém quer vir após Mim..."
Essas palavras de Paulo são alusões exclusivas a tornar-se servo de Jesus Cristo. Deus nunca nos pede permissão para decidir o que fazermos ou ainda para onde iremos pregar. Deus faz de nós "pão partido" e "vinho distribuído" conforme o agrado dele. Ser "separado para o evangelho" significa ouvir o chamamento de Deus; e, quando começamos a ouvir esse chamar, passamos a viver uma agonia verdadeiramente digna do nome de Cristo. Todas as nossas ambições são logo ali extintas e amputadas; tudo com exceção duma coisa: "separado para o evangelho". Ai da pessoa que tentar andar noutra direção depois de receber esse chamado. O simples objetivo deste Instituto Bíblico é levá-los a descobrir se Deus achará aqui um homem ou mulher que tenha interesse em proclamar o evangelho e a ver se Deus tem a mão firme sobre toda a sua vida. Mas, depois de dar ouvidos a esse chamado, cuidado com as vozes concorrentes!