Quando a Vida Natural se Opõe
"E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne,
com
as suas paixões e concupiscências", Gl 5,24.
A nossa vida natural não é pecaminosa; devemos separá-la de
todo pecado e não ter nada a ver com ele,
sob qualquer forma ou pretexto. O pecado nasceu do inferno e do diabo;
então eu, como filho de Deus, pertenço ao
céu e a Deus. A renúncia aqui não é ao pecado, mas aos meus direitos sobre mim mesmo que é o que faz o
pecado em sua essência, sobre minha independência e auto-confirmação; e é aí que a batalha se trava, nessa
esfera. São coisas justas, nobres e boas
do ponto de vista natural que nos mantêm afastados do melhor que há em
Deus. Quando entendemos que as virtudes naturais se opõem naturalmente à nossa rendição total a Deus, estamos em vias de
colocar toda a nossa alma bem no centro do seu maior campo de batalha. A
maioria dos cristãos não questiona sequer nada mais sobre a malignidade do pecado, do mal e do erro, mas, no
entanto, nos embaraçamos no que é bom
na aparência. É o bom que é inimigo do melhor; e quanto mais alto subimos na
escala das nossas virtudes naturais, tanto mais intensa será a oposição a Jesus
Cristo. "E os que são de Cristo Jesus
crucificaram a carne" — os custos reais são sacrificar em nós tudo
que há de natural e não apenas algumas coisas que há de mal. Jesus disse:
"Se alguém quer vir após mim, negue-se
a si mesmo", Mt 16,24, ou seja,
renuncie a todos os seus direitos sobre si mesmo; e ninguém o fará
enquanto não compreender quem é Jesus Cristo de forma real e evidente. Cuidado
para não se recusar a assistir ao velório e funeral da sua própria independência.
A vida natural não é pecaminosa, mas também não é espiritual
e só pode tornar-se espiritual através do
sacrifício dela. Se não sacrificarmos resolutamente tudo aquilo que é natural,
o sobrenatural nunca poderá tornar-se natural dentro de nenhum de nós.
Não há um caminho fácil para se poder chegar
lá; a responsabilidade é sempre de cada qual. E não é uma questão de
oração, mas de prática, de ação voluntária e ativa contra si próprio.
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